Avançar para o conteúdo principal

Densidade populacional



Introdução
Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado.
A densidade populacional de uma região ou de uma cidade contém dados úteis. Isso pode ajudá-lo a determinar os recursos que a região necessita, ou pode permitir comparações entre regiões similares. Primeiramente, reúna os dados e depois insira na fórmula de densidade populacional.






















Densidade populacional
Densidade populacional é o numero médio de indivíduos divididos pela área em que ocupam, ou seja, o numero de pessoas por espaço habitado.
Contagem da população
O tamanho de uma população é definido através da contagem de seus habitantes. Veja os métodos de contagem abaixo:
Contagem direta
A contagem direta é feita através dos censos ou recenseamentos populacionais. Os recenseamentos parciais são mais utilizados por serem mais rápidos. Já os censos globais são mais complexos e por isso a sua realização é mais dificultosa.
Método de captura e recaptura
Consiste na capturação de animais que habitam uma mesma região, e estes animais serão destacados com correntes, anéis e etc., em seguida, serão soltos novamente. Após um determinado tempo, quando estes animais estiverem misturados com outros, uma nova capturação é feita e contam o número de animais marcados.
Assim, temos:
·         N= número completo da população
·         a= número de animais marcados e soltos
·         b= número completo de animais repreendidos
·         c= número de animais reaprendidos e marcados
·         Fazemos a seguinte relação:
Exemplo: a = 500;  b = 500; c = 50
Esta contagem terá eficácia a partir do momento em que os animais soltos novamente se misturem aleatoriamente na população, não apresentando o risco de serem reaprendidos ou mortos.
Método de amostragem
Este método é usado após a falha dos outros apresentados, a amostra colhida deve representar bem a população contada, para reduzir as margens de erro.
Os 10 lugares com maior densidade populacional do mundo
Quantas pessoas cabem no mundo? Se você acha que 7 bilhões já é mais do que o suficiente, imagine quem mora em Hong Kong, onde, por exemplo, se concentram mais de seis mil pessoas por quilômetro quadrado. A densidade populacional estabelece a medida entre habitantes e espaço para se viver, o que significa pouquíssima distância umas das outras no cenário atual.
Uma das provas de como o mundo anda pequeno hoje em dia vem do Facebook, que nos indica, em casos absolutamente remotos e inesperados, os amigos em comum com os novos e antigos colegas, conhecidos em quaisquer ocasiões da sua vida. Ou seja, o globo terrestre está crescendo ou nossas distâncias estão encurtando?
O centro de estudos estadunidense Demographia realiza anualmente a pesquisa “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo”, que, na edição de 2014, mostra que nas 922 áreas urbanas, sendo 29 megalópoles, vivem mais de 500 mil habitantes. Nas cidades africanas e asiáticas existem mais de 18 mil pessoas a cada sete mil quilômetros quadrados.
Alguns lugares com a maior densidade populacional do mundo:
1. Santa Cruz del Islote, Colômbia
O dado não é oficial, mas aparentemente a ilha no caribe colombiano tem cerca de 1.200 pessoas divididas em 90 casas, o que resulta em aproximadamente 103 pessoas por quilômetro quadrado. A ilha é tão pequena que não há nem espaço para cemitério, ou seja, os mortos são levados para a ilha vizinha.
2. Hong Kong, China
Com 7,242 milhões de pessoas, sendo 6.650 por quilômetro quadrado, Hong Kong é uma das cidades com maior volume populacional. O maior número de pessoas está concentrado na costa norte, sendo 26 mil pessoas por quilômetro quadrado.
3. Manhattan, EUA
A ilha nova-iorquina é a mais densa de todas as cidades norte americanas, com uma população de 1.626.159, sendo 27.345 habitantes por quilômetro quadrado, o que a consolida como o local mais denso de toda a América do Norte. É também o terceiro maior bairro de Nova York em termos de população, porém o menor em tamanho geográfico.
4. Ilha Salsette, Índia
No meio do mar da Arábia, seguindo a costa leste da Índia, a Ilha Salsette carrega consigo a metrópole de Mumbai e as cidades de Thane e Mira-Bhayandar. Isso faz com que ela se torne uma das ilhas mais densamente povoadas do mundo, com 15,1 milhões de habitantes vivendo numa área de aproximadamente 619 quilômetros quadrados, ou seja, são 24.414 pessoas por quilômetro quadrado.
5. Veneza, Itália
Situada num grupo de 118 pequenas ilhas, Veneza está no nordeste de Itália, onde vivem aproximadamente 270.843 moradores ou cerca de 414 pessoas por quilômetro quadrado (já pra não falar de se encher de turistas o ano inteiro). A população na cidade caiu 0,2% entre os anos de 2002 e 2007, mas continua entre as mais populosas do mundo.
7. Malé, Maldivas
A capital e cidade mais populosa das Ilhas Maldivas é bem urbanizada e já soma aproximadamente 105 mil habitantes. Muitos deles possuem apenas residência sazonal a curto prazo, então não há como ter um número exato. A densidade fica em 18 mil pessoas por quilômetro quadrado, numa área de apenas 5.798 quilômetros quadrados.
9. Ilha de Vassiliev, Rússia
Com aproximados 203,058 habitantes, a ilha em São Petersburg, na Rússia, é a maior entre as ilhas do país e um grande centro histórico. A arquitetura rica e inúmeras igrejas históricas atraem os olhares do distrito.
10. Lübeck, Alemanha
A cidade ao norte da Alemanha possui 214 quilômetros quadrados, ocupados por 211.2113 pessoas, sendo 986 habitantes por quilômetro quadrado. Reconhecida por conta de sua arquitetura consagrada, tornou-se Patrimônio Histórico da Humanidade, título concebido pela UNESCO.


Conclusão
Em suma, a densidade de população (também chamado formalmente população relativa, para distingui-la do absoluta) se refere à distribuição do número de pessoas em todo o território de uma unidade administrativa ou funcional (continente, país, estado, província, departamento, distrito, concelho , etc.).
Ou é o quociente entre a população total de uma determinada região ( cidade, estado, país, etc.) e a sua superfície. Geralmente é expressa em habitantes por quilômetros quadrados (hab./km2).

























Referências Bibliográficas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade_populacional
http://www.colegioweb.com.br/aspectos-da-populacao/densidade-populacional.html#ixzz3eoF1C8G3

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística d...

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                   ...

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co...