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E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

INTRODUÇÃO

A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores.
A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias.
A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares.















E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)
 A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve adaptar-se a estas modificações. Outrora, por exemplo, a arte tinha especialmente uma função ritual e mágica, algo que foi perdendo com o passar dos séculos. A educação artística é portanto o método de ensino que ajuda a pessoa a canalizar as suas emoções através da expressão artística. Neste sentido, este tipo de educação contribui para o desenvolvimento cultural do homem.
Origem
No decorrer do século XVI, em Itália, aparece o conceito de arte como objecto científico, decorrente desta perspectiva são criadas as academias de arte. Parece ser um primeiro indicador deste facto o escrito, encontrados em seis gravuras, que dizia Academia Leonardo Vinci. Crê-se que não seria uma academia, mas sim um círculo intelectual. De qualquer forma marca uma nova era na Educação Artística, na qual Leonardo e Michelangelo escolhiam para seus alunos um grupo restrito de “bem-nascidos” e “bem-educados”. Foi colocada em questão, pelas ideias de Alberti e Leonardo, a exclusividade da formação artística por parte das corporações, que por outro lado não colocavam sequer a questão de não haver uma formação de pessoas com qualidade. Mas a nova concepção de artista, como sendo alguém com uma posição de respeito nas cortes, que havia surgido não se compadecia com a formação dada nas corporações medievais. Florença (1563), que se transformou num modelo para muitas outras academias, tinha um número limitado de participantes que assistiam a lições de perspectiva, mas de uma forma irregular e a Academia de Roma, que foi o mais influente centro de Educação Artística na Europa até meados do século XIX, reformada pelo Papa Urban VIII (1633). Nos primeiros anos do século XX, verificaram-se várias mudanças na Educação Artística, uma dessas alterações foi o ensino do desenho passar de uma concepção restrita a um conceito mais alargado incluindo a apreciação do design e do artesanato. Assistiu-se também a uma separação entre a Educação Artística e a Educação Industrial, tendo esta última transitado para o campo da educação vocacional.
A compreensão do património artístico e cultural envolve a percepção estética como resposta às qualidades formais num sistema artístico ou simbólico determinado. Estas qualidades promovem modos de expressão que incluem concepções dos artistas e envolvem a sensibilidade daqueles que as procuram. As investigações iniciadas no século XX na área da Educação e da Psicologia contribuíram para uma compreensão mais vasta do papel da arte no desenvolvimento humano. Ao longo das últimas décadas, as orientações nesta área apontam para uma integração, cada vez mais aprofundada, dos saberes no âmbito das teorias da arte, da estética e da educação. Destas pesquisas emergiram dados importantes para a compreensão do sujeito como criador e fruidor. Estas concepções educacionais e artísticas introduziram novas linhas de orientação, operando mudanças ao nível téorico e prático, na Educação Visual.
Educação visual (Arte, educação e cultura)
Arte assume-se como uma componente integrante da Lei de Bases do Sistema Educativo. Nos três ciclos da educação básica os alunos têm a oportunidade de contactar, de forma sistemática, com a Educação Artística como área curricular. A abordagem às Artes Visuais faz-se através da Expressão Plástica, da Educação Visual e Tecnológica e da Educação Visual, que desempenham um papel essencial na consecução dos objectivos da Lei de Bases. A Arte como forma de apreender o Mundo permite desenvolver o pensamento crítico e criativo e a sensibilidade, explorar e transmitir novos valores, entender as diferenças culturais e constituir-se como expressão de cada cultura. A relevância das Artes no sistema educativo centra-se no desenvolvimento de diversas dimensões do sujeito através da fruição-contemplação, produção-criação e reflexão-interpretação. A escola, nas suas múltiplas experiências educativas, deve proporcionar o acesso ao património cultural e artístico, abrindo perspectivas para a intervenção crítica. Neste contexto, as Artes Visuais, através da experiência estética e artística, propiciam a criação e a expressão, pela vivência e fruição deste património, contribuindo para o apuramento da sensibilidade e constituindo, igualmente uma área de reconhecida importância na formação pessoal em diversas dimensões - cognitiva, afectiva e comunicativa. Acredita-se que a educação em Artes Visuais, num processo contínuo ao longo da vida, tenha implicações no desenvolvimento estético-visual dos indivíduos, tornando-se condição necessária para alcançar um nível cultural mais elevado, prevenindo novas formas de iliteracia. A Arte não está separada da vida comunitária, faz parte integrante dela. A aprendizagem dos códigos visuais e a fruição do património artístico e cultural constituem-se como vertentes para o entendimento de valores culturais promovendo uma relação dialógica entre dois mundos: o do Sujeito e o da Arte, como expressão da Cultura. O entendimento da diversidade cultural ajuda à comparação e clarificação das circunstâncias históricas, dos modos de expressão visual, convenções e ideologias, valores e atitudes, pressupondo a emergência de processos de relativização cultural e ideológica que promovem novas formas de olhar, ver e pensar. Estas formas revelam-se essenciais na educação em geral, pelo facto de implicarem processos cooperativos como resposta às mudanças que se vão operando culturalmente.
Vantagens e Desvantagens
Os diferentes conteúdos a desenvolver na Educação Visual não pressupõem uma abordagem sequencial. O facto de as competências específicas enunciadas neste documento se encontrarem organizadas de acordo com uma determinada estrutura não significa que essa ordem seja um critério a seguir sistematicamente. Os professores podem implementar dinâmicas pedagógicas de acordo com a realidade da comunidade em que se inserem, com o projecto educativo da escola e com as características dos alunos. Esta articulação pode concretizar-se a partir de diferentes âmbitos de decisão, nomeadamente nos conselhos Pedagógico, de Docentes, de Disciplina e de Turma, privilegiando uma abordagem transdisciplinar. Na gestão do processo de ensino-aprendizagem, cada proposta de trabalho estrutura-se a partir do perfil de competências definido e dos eixos fundamentais considerados: - Os saberes específicos da Educação Visual; - Os suportes, materiais e técnicas que permitem a realização de projectos; - Os campos temáticos onde as propostas de trabalho se devem inserir, integrando as aprendizagens e as produções em processos de reflexão e intervenção.
Na realização plástica tridimensional o aluno deve experimentar diversos processos da escultura: talhe directo, modelação e colagem. As práticas da escultura podem ser desenvolvidas a partir de materiais naturais e sintéticos ou recuperados. A experimentação das tecnologias deve estar articulada com meios e materiais disponíveis e específicos da região e com as suas indústrias, recorrendo a madeira, cerâmica, pedra, metais, vidro, plásticos, entre outros. O aluno deve proceder, mediante a orientação do professor, a análises formais e ao desenvolvimento plástico adequado, tendo como referência as obras de artistas de reconhecido mérito como Machado de Castro, Soares dos Reis, Jorge Vieira, Alberto Carneiro, Siza Vieira, entre outros.
Uma das vanteagens  mais significativa é a evolução do conhecimento com a capacidade que o sujeito tem de utilização de ferramentas, disponibilizadas pela educação, na realização plástica e na percepção estético-visual.
É reconhecido que as práticas educativas, influenciadas pela visão expressionística referida, têm vindo a ser abandonadas, dando lugar a acções educativas estruturadas, de acordo com modelos pedagógicos abertos e flexíveis, originando uma ruptura epistemológica, centrada num novo entendimento sobre o papel das artes visuais no desenvolvimento humano, integrando três dimensões essenciais: sentir, agir e conhecer.
CONCLUSÃO
Contudo, a educação artística reproduz portanto os parâmetros artísticos da sua época ao divulga-los entre os alunos. Porém, o seu objectivo não deve ser a cópia nem a imitação, mas o desenvolvimento da individualidade de cada estudante. A educação tem de fornecer as ferramentas necessárias para que o sujeito trabalhe com elas e possa explorar o seu potencial.
A Educação Visual e Plástica constitui-se como uma área de saber que se situa no interface da comunicação e da cultura dos indivíduos tornando-se necessária à organização de situações de aprendizagem, formais e não formais, para a apreensão dos elementos disponíveis no Universo Visual.
Desenvolver o poder de discriminação em relação às formas e cores, sentir a composição de uma obra, tornar-se capaz de identificar, de analisar criticamente o que está representado e de agir plasticamente são modos de estruturar o pensamento inerentes à intencionalidade da Educação Visual como educação do olhar e do ver.














  

Comentários

  1. Respostas
    1. Quero saber os ciêntistas que dersm contribuição a E.V.P

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  2. Gostaria de saber ou de ter mais informações sobre a percepção do espaço embora a minha pergunta não está relacionada com o conteúdo

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  3. Muito obrigada pela atenção e tomo posse do conhecimento

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