REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO CRISMEL
TRABALHO DE BIOLOGIA
TEMA: A
FOTOSSINTESE
Grupo nº1
Curso: Ciências Físicas e Biologicas
Classe: 10ª
Turma: B
Turno: Noite
Sala: 5
Docente
___________________
Luanda, Julho / 2015
Integrantes do grupo
1.
Panguiame José
Simão
2.
Paula André
3.
Emanuel Manuel
4.
Rosa Lopes
Índice
Introdução
------------------------------------------------------------------ 04
Fotossintese
------------------------------------------------------------ 05/07
·
A relação da cor
verde das plantas com a luz
·
A descoberta da
fotossíntese
·
A incorporação
da água pelas plantas
·
A descoberta da
retirada de nutrientes do solo
·
A reprodução do
ciclo da clorofila em laboratório
·
As etapas da
fotossíntese
·
Organismos
fotossintetizadores
·
Ponto de
compensação fótico
·
A importância da
fotossíntese
·
Subprodutos
remotos da fotossíntese
Pigmentos
fotossintéticos -------------------------------------------- 08
·
Porque é que as
folhas são verdes?
·
Absorção
luminosa ao nível dos
·
Outras
Considerações
Conclusão
------------------------------------------------------------- 10
Referências
Bibliográficas ------------------------------------------ 11
Introdução
Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível
celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de
carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar, de acordo
com a seguinte equação:
Luz solar + 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias
alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos
seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre
nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
Fotossintese
A relação da cor
verde das plantas com a luz
Aristóteles tinha observado e descrito que as
plantas necessitavam de luz solar para adquirir a sua cor verde. No entanto, só
em 1771, a fotossíntese começou a ser estudada por Joseph Priestley. Este
químico inglês, confinando uma planta numa redoma de cristal comprovou a
produção de uma substância que permitia a combustão e que, em certos casos,
avivava a chama de um carvão em brasa. Posteriormente, concluiu-se que a
substância observada era o gás oxigênio.
A descoberta da
fotossíntese
Em 1778, Jan Ingenhousz, físico-químico neerlandês,
verificou que uma vela colocada dentro de um frasco fechado não se apagava,
desde que houvesse também no frasco partes verdes de plantas e o frasco
estivesse exposto à luz, ou seja, que na presença de luz, as plantas libertam
oxigénio.1
A incorporação
da água pelas plantas
Nicolas-Théodore de Saussure, já no início do século
XIX descobriu que os vegetais incorporavam água em seus tecidos. Com o passar
do tempo, os avanços no campo óptico e as tecnologias de estudo aprimoradas,
possibilitaram os conhecimentos em relação a nutrição vegetal.
A descoberta da
retirada de nutrientes do solo
Células vegetais
com cloroplastos visíveis.
Uma observação importante foi que o azoto, assim
como diversos sais e minerais, era retirado do solo pelas plantas e que a
energia proveniente do Sol se transformava em energia química, ficando
armazenada numa série de produtos em virtude de um processo que então acabou
por ser chamado de fotossíntese.
A substância chamada de clorofila foi isolada na
segunda década do século XIX. Ainda naquele século, descobriu-se que a
clorofila era a responsável pela cor verde das plantas, além de desempenhar um
papel importante na síntese da matéria orgânica. Julius von Sachs demonstrou
que a clorofila se localizava nos chamados organelos celulares, que, por meio
de estudos mais apurados, foram chamados de cloroplastos.
A reprodução do
ciclo da clorofila em laboratório
Ao avançarem as técnicas bioquímicas, em 1954 foi
possível o isolamento e extracção destes organelos. Foi Daniel Israel Arnon
quem obteve cloroplastos a partir das células do espinafre, conseguindo
reproduzir em laboratório as reações completas da fotossíntese.
As etapas da
fotossíntese
Com estas técnicas, descobriu-se, por exemplo, que a
fotossíntese ocorre ao longo de duas etapas:
A fase fotoquímica, fase luminosa ou fase clara
(fase dependente da luz solar) é a primeira fase do processo fotossintético.
Essa fase ocorre nos tilacoides. Seu evento principal é a fotofosforilação, que
é a adição de fosfato inorgânico (Pi) ao difosfato de adenosina (ADP).
A energia luminosa é captada por meio de pigmentos
fotossintetizantes, capazes de conduzi-la até o centro de reação. Tal centro é
composto por um par de clorofilas α, também denominado P700. Os elétrons
excitados da P700 saem da molécula e são transferidos para uma primeira
substância aceptora de elétrons, a ferredoxina.
Esta logo os transfere para outra substância, e
assim por diante, formando uma cadeia de transporte de elétrons. Tais
substâncias aceptoras estão presente na membrana do tilacóide. Nessa
transferência entre os aceptores, os elétrons vão liberando energia
gradativamente e esta é aproveitada para transportar hidrogênio iônico de fora
para dentro do tilacóide, reduzindo o pH do interior deste.
A redução do pH ativa o complexo protêico "ATP
sintetase". O fluxo de hidrogênios iônicos através do complexo gira, em
seu interior, uma espécie de "turbina proteica", que promove a
fosforilação de moléculas de adenosina difosfato dando origem à adenosina
trifosfato (ATP). Ao chegarem ao último aceptor, os elétrons têm nível
energético suficientemente baixo e retornam ao par de clorofilas 'a', fala-se
em fotofosforilação cíclica.
Porém,
existe outra forma de fosforilação, a fotofosforilação acíclica onde os
elétrons das moléculas de clorofila 'a' (P700), excitados pela luz, são
captados pela ferredoxina, mas ao em vez de passarem pela cadeia transportadora
são captados pelo NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo Fosfato) e não
retornam para o P700. Este fica temporariamente deficiente de elétrons.
Esses elétrons são repostos por outros provinientes
de outro Em seguida passa aos citocromos e plastocianina até serem captados
pelo P700, que se recompõe. Este processo de transporte também promove a
síntese do (ATP). Já o P680 fica deficiente de elétrons. Esses elétrons serão
repostos pela fotólise da água. A quebra da molécula da água por radiação
(fotólise da água) produz iôns de hidrogênios e hidróxidos.
Os elétrons dos iôns hidróxidos são utilizados para
recompor o P680 e os iôns hidrogênio são aceptados pelo NADP, com isso ocorre a
formação de água oxigenada (H2O2) oriunda da reação de síntese entre as
hidroxilas. A água oxigenada é decomposta pela célula em água e O2 sendo este
último liberado do processo como resíduo. Com a repetição do processo forma-se
o aporte energético e de NADPHs necessários para a fase escura.
Equação: 12H2O + 6NADP + 9ADP + 9P -(luz)→ 9ATP +
6NADPH2 + 3O2+ 6H2O
Organismos
fotossintetizadores
Além das plantas verdes, incluem-se entre os
organismos fotossintéticos, as algas (como as diatomáceas, as euglenófitas), as
cianofíceas (algas verde-azuladas) e diversas bactérias.
Fatores que afetam:
·
Concentração de
dióxido de carbono: É geralmente o fator limitante da fotossíntese para as
plantas terrestres em geral, devido a sua baixa concentração na atmosfera, que
é em torno de 0,04%.
·
Temperatura:
Para a maioria das plantas, a temperatura ótima para os processos
fotossintéticos está entre 30 e 38 °C . Acima dos 45°C a velocidade da reação
decresce, pois cessa a atividade enzimática.
·
Água: A água é
fundamental como fonte de hidrogênio para a produção da matéria orgânica. Em
regiões secas as plantas têm a água como um grande fator limitante.
·
Morfologia
foliar
Ponto de
compensação fótico
É chamado "ponto de compensação fótico" o
instante em que as velocidades de fotossíntese e respiração são exatamente ou
simplesmente as mesmas. Neste instante toda a glicose produzida na fotossíntese
é "quebrada" na respiração, e todo dióxido de carbono(CO2) gasto na fotossíntese
é produzido na respiração.
A importância da
fotossíntese
A fotossíntese é o principal processo de
transformação de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias
orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição
celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia
necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do
mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos. É
essencial para a manutenção da vida na Terra.
Subprodutos
remotos da fotossíntese
De acordo com a teoria da geração orgânica do
petróleo, indiretamente energia química presente no petróleo e no carvão, que
são utilizados pelo ser humano como combustíveis, têm origem na fotossíntese,
pois, são produtos orgânicos provenientes de seres vivos (plantas ou seres que
se alimentavam de plantas) de outras eras geológicas.
Pigmentos
fotossintéticos
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes
de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais
importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e
xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
As clorofilas são pigmentos fotossintéticos de cor
verde e ocorrem em todos os eucariontes fotossintéticos e nas cianobactérias.
No grupo dos carotenoides, os carotenos têm cor
alaranjada, surgindo em todos os organismos fotossintéticos, com exceção das
bactérias. As xantofilas, pigmentos de cor amarela, encontram-se nas algas
castanhas e nas diatomáceas.
As ficobilinas surgem nas algas vermelhas e nas
cianobactérias, sendo a ficobilina um pigmento de cor avermelhada e a
ficocianina azul.
Os diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos
apresentam estruturas diferentes, captando radiações de diferente comprimento
de onda, o que justifica a coloração diferente. O padrão de absorção de cada
tipo de pigmento é denominado espetro de absorção.
As radiações mais eficientes para o fenómeno
fotossintético situam-se nas faixas do espetro luminoso vermelho-alaranjada e
azul-violeta.
Os principais pigmentos fotossintéticos presentes
nas plantas são a clorofila a e b, os carotenos e as xantófilas.
A clorofila a funciona como pigmento fotossintético
primário ou fundamental, sendo essencial para o processo fotossintético nos
organismos em que se encontra. As clorofilas b e c, os carotenoides e as
ficobilinas são pigmentos fotossintéticos acessórios ou auxiliares, não
substituem o papel da clorofila a. Estes pigmentos ampliam o espetro de
absorção da planta, mas a energia luminosa que absorvem é transferida para a
clorofila a.
Os principais pigmentos fotossintéticos são as
clorofilas, mas existem também pigmentos acessórios como as ficobilinas e os
carotenos.
Cada tipo de pigmento tem uma car característica e
absorve também radiações com comprimentos de onda característicos.
A luz solar é constituída por diferentes espectros,
consoante o comprimento de onda e o nível de energia dos fotões que constituem
o raio luminoso. O olho humano apenas consegue receber um conjunto limitado de
radiações. A luz que o ser humano consegue visualizar chama-se luz visível.
Espectro electromagnético. A luz visível ao Homem é
apenas a que apresenta um comprimento de onda entre os 400nm e os 750nm.
O gráfico que
se segue relaciona o espectro de absorção de cada um dos tipos de pigmentos com
o espectro de acção da fotossíntese. Como se pode observar, quanto maior a
capacidade de absorção de radiação dos pigmentos, maior a taxa fotossintética.
Estes dados confirmam que a luz e os pigmentos fotossintéticos são fundamentais
para a ocorrência da fotossíntese.
Espectro de absorção dos diferentes pigmentos
fotossintéticos comparado com o espectro de absorção da fotossíntese. É o
somatório de todos os espectros de absorção que permite que a fotossíntese consiga
ser mais eficaz num maior número de comprimentos de onda.
Os vários pigmentos absorvem radiações em diferentes
comprimentos de onda, o que, na realidade, permite alargar o espectro de acção
da fotossíntese a uma maior gama de radiações.
Porque é que as
folhas são verdes?
Da quantidade de luz que incide numa folha, parte é
absorvida e a que resta é reflectida. O nosso olho capta essa luz que é
reflectida. Agora repara bem no comprimento de onda que as clorofilas absorvem.
A cor verde corresponde ao somatório dos comprimentos de onda que não são
absorvidos pelos pigmentos fotossintéticos.
Absorção
luminosa ao nível dos
Os fotões provenientes da radiação luminosa fazem
com que os electrões das moléculas de clorofila passem para um estado excitado
e mais energético, sendo facilmente transferidos para outras moléculas de
clorofilas que lhes estejam próximas.
Outras
Considerações
Existem diferentes tipos de pigmentos
fotossintéticos, com diferentes concentrações em diferentes organismos. Os mais
importantes são as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas.
Nas plantas, os pigmentos fotossintéticos estão
organizados nos cloroplastos; os diferentes pigmentos fotossintéticos, como têm
estruturas diferentes, completam-se na captação de radiações de diferentes
comprimentos de onda; nas plantas superiores, as clorofilas a e b são os
pigmentos mais eficientes na absorção da energia luminosa; as radiações mais
eficientes para a fotossíntese são as absorvidas pelos pigmentos nas faixas
vermelho-alaranjado e azul-violeta.
Conclusão
Em suma a
fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio
alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico
do ar e energia do Sol. Os figmentos fotossintéticos
são substâncias capazes de absorver a luz utilizada na fotossíntese. Eles
captam a energia necessária às reações químicas que constituem a fotossíntese.
Nessas reações químicas é produzido oxigénio, que é expulso para a atmosfera.
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso
planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a
grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
Além disso,
como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e
sem oxigênio é impossível sobreviver.
Referências Bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotossíntese
www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pigmento_fotossint%C3%A9tico
http://biogeolearning.com/site/v1/biologia-10o-ano-indice/unidade-1-obtencao-de-materia/fotossintese-estrutura-do-cloroplasto/pigmentos-fotossinteticos/#sthash.rckQPaKn.dpuf
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