Avançar para o conteúdo principal

Sucção do Polegar



Sucção do Polegar - Definição: é o contato dos lábios com o mamilo materno proporciona movimentos de sucção que podem também ser realizados pelo contato dos lábios com o dedo. A sucção é um reflexo inato que pode ser desenvolvido pelo feto, ainda dentro do útero e que durante a alimentação visa a ingestão do leite materno. É através da sucção que a criança tem os primeiros contatos com o mundo exterior. A sucção satisfaz, além da nutrição, importantes necessidades psicológicas e parece estar relacionada com a linguagem e outras expressões de desenvolvimento mental, daí a necessidade de fazê-la fácil e agradável.
Causas que provocam a Sucção do Polegar: A sucção do polegar acontece principalmente quando a criança está cansada, aborrecida, doente ou quando não está usando as mãos para brincar.
As três Causas que provocam a Sucção do Polegar:
·         O desejo do lactante de sugar o peito ou a mamadeira é um impulso indispensável para a sobrevivência. Mais de 80% dos bebês também praticam alguma sucção adicional quando não têm fome (sucção não nutritiva). O ultrasom permite observarmos muitos fetos que sugam ainda dentro do útero.
·         A sucção do polegar parece ajudar a criança a consolar a si mesma e, muitas vezes, quando diminuem as mamadas no peito ou na mamadeira. Isso não significa que o bebê se sinta inseguro ou que tenha problemas emocionais.
·         Em geral o acto de chupar o dedo relaciona-se com a insegurança da criança ou com o seu desajuste, ela pode ter medo do escuro, de animais, de se separar dos pais, conflitos domésticos também podem estar relacionados.
Conceito de mordida cruzada anterior unilateral posterior: é a que ocorre  com mais  frequência, sendo  resultante de um deslocamento lateral da mandíbula para uma posição anormal, porém mais confortável para o paciente A mordida  cruzada  posterior unilateral funcio nal se baseia na presença de um desvio mandibular assimétrico da posição de relação cêntrica para a de máxima intercuspidação e é  normalmente estabelecida com a irrupção dos dentes decíduos. Ela tem uma prevalência relativamente alta e varia entre 8 e 16% das crianças na dentadura mista.
2 Causas da mordida cruzada anterior unilateral posterior:
1.      hábitos de sucção prolongada, que podem ser por uso de chupeta ou por sucção do polegar;
2.      obstrução aérea, por uma dificuldade de passagem do ar, podendo estar localizada no nariz (hipertrofia de cornetos, desvio de septo, pólipos nasais, etc.) ou posterior ao nariz (hipertrofia das amígdalas palatinas ou faríngeoadenóides), pela ação de forças internas (língua) e forças externas (músculos).

Adaquia anterior ou Mordidade Aberta anterior:  pode ser definida como a presença de um trespasse vertical negativo existente entre as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores. Consiste em uma discrepância no sentido vertical, o que a torna mais difícil de ser corrigida e seus resultados finais mostram-se menos estáveis.
A mordida aberta anterior apresenta um prognóstico que varia de bom a deficiente, dependendo de sua gravidade e da etiologia a ela associada. Sendo a mordida aberta anterior uma má oclusão freqüente na população infantil e, frente aos aspectos mencionados, os objetivos deste artigo consistem em revisar alguns concetos a respeito de sua etiologia e dos tipos de tratamento mais usualmente empregados em sua correção, seguindo-se com a apresentação de um caso clínico.
Conceito de mordida cruzada anterior: é definida como uma má oclusão no sentido sagital resultante da posição lingual dos dentes superiores em relação aos dentes inferiores sua prevalência é de 3% a 10%. Para o tratamento correto é de fundamental importância identificação dos componentes desta má oclusão, sendo necessário a realização do diagnóstico diferencial entre a mordida cruzada anterior dento alveolar, esquelética ou funcional.
Conceito de mordida aberta Posterior: é uma maloclusão onde os dentes inferiores não tocam os superiores,Ela pode ocorrer tanto nos dentes anteriores como nos posteriores.
Conceito de Diastema Posterior: O  ponto  de  contato  dos  dentes  posteriores  é  de extrema importância porque ajuda a manter o equilíbrio mésiodistal da arcada. A sua ausência ou deficiência pode gerar impacção alimentar sobre a papila interdental e inflamação periodontal, levando à reabsorção óssea e à movimentação do  dente.
Conceito de Diastema anterior: é uma lacuna ou espaço entre dois dentes. O termo é mais comumente aplicado a um espaço aberto entre os incisivos superiores (dentes frontais). Ela acontece quando há uma relação desigual entre o tamanho dos dentes e da maxila. Muitas espécies de mamíferos têm diastema como uma característica normal.
Conceito de Overbite ou Overjet é o distanciamento vestibulolingual entre incisivos superiores e inferiores. Esse desajuste anteroposterior também é chamado de sobressaliência ou trespasse horizontal. Esta é um reflexo da relação esquelética anteroposterior e pode ser alterada pela função anormal dos lábios e da língua. Já Overbite é também chamado de sobremordida ou trespasse vertical dos incisivos. Neste, avaliamos quanto que o incisivo superior cobre o inferior, em porcentagem.
Conceito de Micrognatismo: é uma condição em que a mandíbula está subdimensionada. É também por vezes chamada de "hipoplasia mandibular". É comum em crianças, mas normalmente é auto-corrigida durante o crescimento, devido ao aumento no tamanho mandíbulas. Pode ser uma causa do alinhamento anormal dos dentes, em casos graves podem dificultar alimentação.

Comentários