Avançar para o conteúdo principal

BENEFÍCIOS E EFEITOS PSICOLÓGICOS DOS DESPORTOS, EXERCÍCIOS E ACTIVIDADES FÍSICAS.

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GESTÃO E CIÊNCIAS


 


DO DESPORTO E ACTIVIDADES FÍSICAS

BENEFÍCIOS E EFEITOS PSICOLÓGICOS DOS DESPORTOS, EXERCÍCIOS E ACTIVIDADES FÍSICAS.




Integrantes do Grupo
o  Alberto Nicolau
o  Gerónimo Tiago
o  Marilena Abreu
o  Miguel Garcia
                                                                                              Docente
_______________
Prof. Vicente


LUANDA / 2017
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ................................................................................................... 1
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESPORTO .......................................................... 2
Formação ........................................................................................................... 2
A Educação Física e a Ciência do Desporto ..................................................... 2
Finalidade da Educação Física .......................................................................... 3
Educação Física e o seu Principal Objectivo ..................................................... 3
O Papel da Psicologia no Desporto e Actividade Física .................................... 4
O que é o Jogo? ................................................................................................ 4
CONCLUSÃO .................................................................................................... 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................. 6














INTRODUÇÃO
A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligado às práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. O seu objectivo principal é o desenvolvimento das capacidades físicas (agilidade, força, flexibilidade, resistência e velocidade).
A educação física é um processo pedagógico que visa a formação do homem capaz de conduzir plenamente as suas actividades e para prevenção de determinadas doenças. É a área de actuação do profissional graduado em educação física.
O termo educação física serve para designar o conjunto de actividades físicas, exercícios físicos não competitivos e desportos com fins recreativos enquanto que a ciência fundamenta a correcta prática destas actividades, resultado de uma série de pesquisa e procedimento estabelecidos.


















A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESPORTO
A grande diferença entre a educação física e o desporto, é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo académico, o desporto refere-se à diversas modalidades organizadas. Esta diferença é muito importante, pois existem pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas.
A educação física é uma actividade física planeada e estruturada com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de actividade físicas não competitivas que, fundamenta assim a correcta prática destas actividades.
Já o exercício físico é uma forma de actividade física planeada, repetitiva com orientação profissional que visa a desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Por exemplo: natação, musculação, artes marciais, entre outras.
A diferença entre educação física e actividade física é que a actividade física é qualquer movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos que resulta de um aumento do gasto energético. A actividade física refere-se também ao gasto calórico promovido por uma acção superior física resultante de qualquer movimento. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em meros movimentos.
Já a educação física é uma acção planeada e estrutura que pode utilizar-se de vários elementos como o desporto, a dança, as artes marciais, o jogo, a brincadeira e a actividade física. Educação física nasce de maneira como à conhecemos hoje, com advento da modernidade das sociedades urbanas e industriais e da necessidade de preparar e educar o corpo humano.
Formação
Para actuação como professor de educação física é necessário um curso superior durante a qual deverá estudar os aspectos fisiológicos, psicológicos, sinestésicos, biomecânicos, biológicos, genéticos, neuromotores das actividades físicas, como também as dimensões sociais e psicomotoras.
Deve ser capaz de orientar jogos e actividades lúdicas correctamente, cuidando da postura correcta dos praticantes, do respeito às normas do jogo e das actividades para assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos jogadores e participantes.
A Educação Física e a Ciência do Desporto
Existe alguma discrepância acerca das graduações e é muito comum pessoas confundirem o curso de educação com o curso de desporto ou ciências do desporto. No entanto, quem se forma em educação física terá materiais ligadas as áreas das ciências biológicas e da saúde, preparando-se para uma actuação directamente ligada ao ensino pedagógico e aplicação de actividade física para pessoas ou grupos seja em ambiente escolar, academia e centros desportivos.
Já o formado em desporto ou ciência desportiva, actua como técnico, na preparação física de atletas, gestão e marketing desportivo e organização de eventos desportivos. Em geral esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
Finalidade da Educação Física
Neste contexto a educação física é desafiada a propiciar ao estudante oportunidades de:
1. Promover o conhecimento e perceber a formação na expectativa de superar as potencialidades, no sentido de segui-las de maneira autônoma e responsável;
2. Aprender a conviver consigo, com os outros e com o meio ambiente.
É por meio de vivências corporais e interações sociais que o sujeito apropria-se de conhecimento sobre o seu corpo e suas práticas, desenvolve sua identidade, aprende particular os seus interesses e pontos de vista com os outros.
Desperta a sua curiosidade e seu espírito investigativo, amplia sua capacidade de escutar, dialogar, trabalhar em equipa e conviver com o inserto, o impossível e o diferente.
Educa-se para o lazer, aprende a ser cidadão consciente, autônomo, responsável, competente, critico, criativo e sensível. Aprende a viver plenamente a sua corporeidade de forma lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, a promoção e a manutenção.
Educação Física e o seu Principal Objectivo
A educação física é uma área do conhecimento humano que estuda as actividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo humano. Ela trabalha num sentido amplo para prevenção de determinadas doenças.
É um conjunto de actividades físicas planeadas e estruturadas que estuda e explora a capacidade física e aplicação do movimento humano. O seu principal objectivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e actividades corporais.
A educação física é o ensino de como cuidar do corpo, da prática de exercícios físicos para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, o objectivo desta disciplina é proporcionar condições de que os estudantes tenham uma melhor qualidade de vida.
O atletismo é considerado como base de todo desporto devido a sua especificidade e variedade. Foi na Grécia das olimpíadas, foi também no festival olímpico e continua a ser na actualidade a maior realização desportiva de todos os tempos.
Os estádios foram criados para neles se realizarem as corridas a pé, que é o mais antigo desporto praticado na Grécia. O interesse que despertou as outras provas atléticas além das corridas fez com que essas se desdobrassem em provas como o arremesso do disco, dardo e o salto.
O Papel da Psicologia no Desporto e Actividade Física
A psicologia do desporto e da actividade física é a área de aplicação do psicólogo que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos praticantes e outros agentes envolvidos na prática desportiva, exercícios e actividades físicas, independentemente dos seus objectivos se centrar no desempenho desportivo ou na actividade física como estratégia de promoção da saúde, bem estar e qualidade de vida.
O que é o Jogo?
O jogo é toda e qualquer actividade em que existe a figura do jogador como indivíduo praticante, com respectivas regras e que podem ser realizadas em ambientes restritos ou livres.
Geralmente os jogos têm poucas regras e essas tendem a ser simples. Elas envolvem duas ou mais pessoas jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários, interagindo e como resultado exista um vencedor e um vencido.                         






CONCLUSÃO
            Podemos concluir que, a educação física e o desporto visam propiciar ao estudante ou ao atleta oportunidades de aprender a conhecer e a perceber de forma continua o seu corpo suas limitações na perspectiva de superá-las e suas potencialidades no sentido de desenvolvê-las de maneira autônoma e responsável.

A prender a desenvolver também a sua identidade, os interesses e articular os pontos de vista com os demais. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co