INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE GESTÃO E CIÊNCIAS
DO DESPORTO E ACTIVIDADES FÍSICAS
BENEFÍCIOS E EFEITOS PSICOLÓGICOS DOS DESPORTOS,
EXERCÍCIOS E ACTIVIDADES FÍSICAS.
Integrantes
do Grupo
o
Alberto Nicolau
o
Gerónimo Tiago
o
Marilena Abreu
o
Miguel Garcia
Docente
_______________
Prof. Vicente
LUANDA / 2017
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ...................................................................................................
1
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O
DESPORTO .......................................................... 2
Formação ...........................................................................................................
2
A Educação Física e a
Ciência do Desporto ..................................................... 2
Finalidade da
Educação Física ..........................................................................
3
Educação Física e o
seu Principal Objectivo ..................................................... 3
O Papel da Psicologia
no Desporto e Actividade Física .................................... 4
O que é o Jogo?
................................................................................................
4
CONCLUSÃO
....................................................................................................
5
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................
6
INTRODUÇÃO
A educação física é
uma das áreas do conhecimento humano ligado às práticas corporais
historicamente produzidas pela humanidade. O seu objectivo principal é o
desenvolvimento das capacidades físicas (agilidade, força, flexibilidade,
resistência e velocidade).
A educação física é
um processo pedagógico que visa a formação do homem capaz de conduzir
plenamente as suas actividades e para prevenção de determinadas doenças. É a
área de actuação do profissional graduado em educação física.
O termo educação
física serve para designar o conjunto de actividades físicas, exercícios
físicos não competitivos e desportos com fins recreativos enquanto que a
ciência fundamenta a correcta prática destas actividades, resultado de uma
série de pesquisa e procedimento estabelecidos.
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESPORTO
A grande diferença
entre a educação física e o desporto, é que enquanto a primeira diz respeito a
uma disciplina escolar e a um campo académico, o desporto refere-se à diversas
modalidades organizadas. Esta diferença é muito importante, pois existem pessoas
que consideram estas duas palavras sinônimas.
A educação física é
uma actividade física planeada e estruturada com o propósito de melhorar ou
manter o condicionamento físico. É também o conjunto de actividade físicas não
competitivas que, fundamenta assim a correcta prática destas actividades.
Já o exercício físico
é uma forma de actividade física planeada, repetitiva com orientação
profissional que visa a desenvolver a resistência física e as habilidades
motoras. Por exemplo: natação, musculação, artes marciais, entre outras.
A diferença entre
educação física e actividade física é que a actividade física é qualquer
movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos que resulta de um
aumento do gasto energético. A actividade física refere-se também ao gasto
calórico promovido por uma acção superior física resultante de qualquer
movimento. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a
motricidade humana em meros movimentos.
Já a educação física
é uma acção planeada e estrutura que pode utilizar-se de vários elementos como
o desporto, a dança, as artes marciais, o jogo, a brincadeira e a actividade
física. Educação física nasce de maneira como à conhecemos hoje, com advento da
modernidade das sociedades urbanas e industriais e da necessidade de preparar e
educar o corpo humano.
Formação
Para actuação como
professor de educação física é necessário um curso superior durante a qual
deverá estudar os aspectos fisiológicos, psicológicos, sinestésicos,
biomecânicos, biológicos, genéticos, neuromotores das actividades físicas, como
também as dimensões sociais e psicomotoras.
Deve ser capaz de
orientar jogos e actividades lúdicas correctamente, cuidando da postura
correcta dos praticantes, do respeito às normas do jogo e das actividades para
assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos
jogadores e participantes.
A Educação Física e a Ciência do Desporto
Existe alguma
discrepância acerca das graduações e é muito comum pessoas confundirem o curso
de educação com o curso de desporto ou ciências do desporto. No entanto, quem
se forma em educação física terá materiais ligadas as áreas das ciências
biológicas e da saúde, preparando-se para uma actuação directamente ligada ao
ensino pedagógico e aplicação de actividade física para pessoas ou grupos seja
em ambiente escolar, academia e centros desportivos.
Já o formado em
desporto ou ciência desportiva, actua como técnico, na preparação física de
atletas, gestão e marketing desportivo e organização de eventos desportivos. Em
geral esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
Finalidade da Educação Física
Neste contexto a
educação física é desafiada a propiciar ao estudante oportunidades de:
1. Promover o
conhecimento e perceber a formação na expectativa de superar as
potencialidades, no sentido de segui-las de maneira autônoma e responsável;
2. Aprender a
conviver consigo, com os outros e com o meio ambiente.
É por meio de
vivências corporais e interações sociais que o sujeito apropria-se de
conhecimento sobre o seu corpo e suas práticas, desenvolve sua identidade,
aprende particular os seus interesses e pontos de vista com os outros.
Desperta a sua
curiosidade e seu espírito investigativo, amplia sua capacidade de escutar,
dialogar, trabalhar em equipa e conviver com o inserto, o impossível e o
diferente.
Educa-se para o
lazer, aprende a ser cidadão consciente, autônomo, responsável, competente, critico,
criativo e sensível. Aprende a viver plenamente a sua corporeidade de forma
lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, a promoção e a manutenção.
Educação Física e o seu Principal Objectivo
A educação física é
uma área do conhecimento humano que estuda as actividades de aperfeiçoamento,
manutenção ou reabilitação da saúde do corpo humano. Ela trabalha num sentido
amplo para prevenção de determinadas doenças.
É um conjunto de
actividades físicas planeadas e estruturadas que estuda e explora a capacidade
física e aplicação do movimento humano. O seu principal objectivo é melhorar o
condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de
exercícios físicos e actividades corporais.
A educação física é o
ensino de como cuidar do corpo, da prática de exercícios físicos para a
melhoria da saúde e da qualidade de vida, o objectivo desta disciplina é
proporcionar condições de que os estudantes tenham uma melhor qualidade de
vida.
O atletismo é
considerado como base de todo desporto devido a sua especificidade e variedade.
Foi na Grécia das olimpíadas, foi também no festival olímpico e continua a ser
na actualidade a maior realização desportiva de todos os tempos.
Os estádios foram
criados para neles se realizarem as corridas a pé, que é o mais antigo desporto
praticado na Grécia. O interesse que despertou as outras provas atléticas além
das corridas fez com que essas se desdobrassem em provas como o arremesso do
disco, dardo e o salto.
O Papel da Psicologia no Desporto e Actividade Física
A psicologia do
desporto e da actividade física é a área de aplicação do psicólogo que procura
compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos praticantes e
outros agentes envolvidos na prática desportiva, exercícios e actividades
físicas, independentemente dos seus objectivos se centrar no desempenho
desportivo ou na actividade física como estratégia de promoção da saúde, bem
estar e qualidade de vida.
O que é o Jogo?
O jogo é toda e
qualquer actividade em que existe a figura do jogador como indivíduo
praticante, com respectivas regras e que podem ser realizadas em ambientes
restritos ou livres.
Geralmente os jogos
têm poucas regras e essas tendem a ser simples. Elas envolvem duas ou mais
pessoas jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de
adversários, interagindo e como resultado exista um vencedor e um vencido.
CONCLUSÃO
Podemos
concluir que, a educação física e o desporto visam propiciar ao estudante ou ao
atleta oportunidades de aprender a conhecer e a perceber de forma continua o
seu corpo suas limitações na perspectiva de superá-las e suas potencialidades
no sentido de desenvolvê-las de maneira autônoma e responsável.
A prender a
desenvolver também a sua identidade, os interesses e articular os pontos de
vista com os demais.
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