ADOLESCÊNCIA
Adolescência
é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta.
Caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e
representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento
e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e
competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Os
termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados
como sinónimos (como em alemão Jugend e Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence)
e por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para Steinberg a
adolescência se estende aproximadamente dos 15 aos 21 anos de vida,enquanto a
ONU define juventude (em inglês, youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade
- sendo que deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo
de outra maneira; a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o
indivíduo que se encontra entre os quinze e vinte anos de idade e, no Brasil, a
legislação, através Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece ainda uma
faixa etária para menores de idade - dos 12 anos completos aos 18 anos, período
durante o qual a pessoa nessa faixa de idade (legalmente considerada
"adolescente"), se cometer um crime pode receber medidas
socioeducativas, inclusive de restrição da liberdade através de apreensão.
Além
disso Oerter e Montada descrevem uma "idade adulta inicial" (al.
frühes Erwachsenenalter), que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõe às definições
de "juventude" previamente apresentadas, o que é seguido em parte
pela legislação brasileira: o Estatuto da Juventude, no Brasil, diz que a
juventude vai dos 15 anos até aos 29 anos - o que diverge da Assembleia Geral
das Nações Unidas, que afirma que a juventude vai até os 24 anos.
O
início e o fim da adolescência variam culturalmente de nação para nação, e
entre cultura e legislação: no Brasil, por exemplo, a adolescência legalmente
começa ao se completar 12 anos e termina ao se completar 18 anos. O termo é
geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento
bio-psico-social; o fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem
fisiológica, mas sobretudo de ordem sociocultural.
Adolescência e puberdade
Muitas
pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da
adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo
dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as
meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos
sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.
Durante
a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas:
aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos,
engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e
primeira ejaculação.
Entre
as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira
é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de
pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.
Hormônios e comportamento
Durante a adolescência ocorrem significativas
mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes
hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes.
Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao
humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça
são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Por
se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja
compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e
o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas
(comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou
psicólogo.
Socialização
Uma
marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um
grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer
parte de um grupo de interesses comuns.
Gravidez na adolescência
Actualmente,
a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública.
Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas
adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram
despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães,
estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de
desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são
aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas
próprias vidas.
Aspectos comportamentais da
adolescência
A
etapa de vida conhecida como adolescência é importante e deve ser vista com
respeito. Adolescência significa fazer-se homem/mulher, crescer na
maturidade. Etapa de vida marcada por desequilíbrios e instabilidades
extremas: de momentos de euforia, de reclusão, audácia e timidez, passividade
ou urgência, mudanças rápidas de interesse por um assunto, seguidas ou ao mesmo
tempo de conflitos afetivos, crises religiosas (não ter religião ou ser
fervoroso em sua crença), dúvidas, contradições e revoltas intelectuais,
sociais e filosóficas, ou condutas sexuais adequadas ou não à sua idade. O
exagero em intensidade ou a persistência desses fenômenos é que, ao longo do
tempo, configuram um comportamento normal ou não.
Aspectos comportamentais da
adolescência -
É
notório que os traços físicos são mais marcantes e evidentes nas mulheres e até
mesmo mais rápidos do que nos homens. As diferenças de reação para cada uma
dessas situações na adolescência é praticamente única para cada jovem,
inclusive entre irmãs na mesma família. Imagine um corpo de mulher que muitas
vezes não é maduro o suficiente do ponto de vista psicológico; assim, acontece
com muitas jovens. Socialmente, exigem-se posturas de mulher, padrões de
beleza, de sexualidade precoce.
Dúvidas e questionamentos da
adolescência
Vivendo
essa crise de identidade, a jovem pouco preparada ou acolhida em suas relações
sociais é facilmente induzida a comportamentos e escolhas erradas quando
falamos em namoro, atitudes agressivas ou rebeldes.
A
rebeldia surge pela evolução do pensamento: ser crítica, analisar, saber os
porquês, sair à frente, faz com que a jovem questione a autoridade presente
(pais, professores, o grupo ao qual pertence). Um ‘não’ como resposta já não é
suficiente. Por outro lado, a timidez ou a baixa estima de si leva-a a buscar
soluções extremas: aderir a grupos radicais, usar drogas, adotar atitudes
agressivas, ter posturas induzidas (pela TV, pelo grupinho, pelo modismo) para
que seja aceita socialmente. A urgência das jovens, muitas vezes, levam-nas a
querer viver tudo rápida e intensivamente, sem espaço para a espera ou
julgamento.
Namorar
ou ficar pode vir simplesmente pela carência encontrada na família. Muitas
ações são feitas muito mais pela imitação do que pela adaptação e pela
avaliação crítica e consequente das ações que ela toma: um namoro mal
escolhido, uma relação sexual precoce, uma revolta contra os pais, dentre
outras. O afeto familiar é importante para que adolescentes sejam mais
adaptáveis e menos agressivas, assim como os grupos dos quais participam na
sociedade. A religiosidade é importante tanto como grupo quanto como direção
das condutas de uma jovem. A evolução da infância para a vida adulta é
importante e deve ser vista com respeito: reconhecer, acolher e apoiar seus
medos, ajudá-la no discernimento, fazer com que pense no coletivo e não apenas
de forma egoísta e individual.
Com
esse apoio a jovem terá mais segurança para tomadas de decisão, obterá melhores
resultados nas suas investidas, sofrerá menos frustrações e passará pela
transição à vida adulta com muito mais equilíbrio comportamental. É o
ensinamento que pais, educadores e todos aqueles que convivem com jovens podem
dar: o uso da liberdade vinculado à responsabilidade.
Origens
em: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disponível
em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolescência
Oerter,
Rolf & Dreher, Eva (2002). "Jugendalter", em: Rolf Oerter &
Leo Montada,
Keating, D. P. (1990). Adolescent thinking. Em
S. S. Feldman & G. R.
Elaine
Ribeiro Elaine Ribeiro dos Santos, Psicóloga Clínica e Organizacional,
colaboradora da Comunidade Canção Nova. Blog: temasempsicologia.wordpress.com, Facebook:
elaine.ribeiropsicologia Twitter: @elaineribeirosp. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/
aspectos-comportamentais-da-adolescencia/.
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