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COMÉRCIO

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REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO




TRABALHO DE E.P


TEMA: COMÉRCIO





Grupo nº 5
Curso: Comércio
Classe: 10ª
Sala: 16
Turno: Tarde
Turma: CAT
Docente
________________
Profª. Narcia





Luanda / 2017.
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REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO MÉDIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO




TRABALHO DE E.P


TEMA: COMÉRCIO




Integrantes do Grupo

Cristiano João Paulo ....... nº 12
Daniel Tundi ................... nº 13
Domingos Manassa ........ nº 16
Dorivaldo Miguel ........... nº 18
Emereciana Muhongo ..... nº 21
Eva Fula.......................... nº 23
Marilde Tatiana .............. nº 36
Zaulene Simão ................ nº 43





Luanda / 2017.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos que acreditam que a prevenção, através da educação, seja o melhor caminho.
"...Todo aquele que for bem instruído será como o seu mestre.” Lc 6:40























AGRADECIMENTO
Primeiramente agradecems à Deus, que é o princípio de toda sabedoria.
Ao nossa querida Profª. Narcia, pela disposição e paciência demonstrados ao longo da execução deste trabalho.
Aos nossos amigos e colegas, pelo apoio e companheirismo.
Às nossas famílias em especial, pela compreensão e incentivo.
Afinal, Agradecemos a todos que contribuíram com maior ou menor esforço para realização deste trabalho.





















ÍNDICE
INTRDUÇÃO .................................................................................................................. 1
COMÉRCIO ................................................................................................................. 2/4
·         Conceito de Carreira
·         Exigências da carreira
·         Razão para a escolha da carreira
·         Desafios enfrentados
·         Perfil exercido para este tipo de carreira
CONCLUSÃO ................................................................................................................. 5 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................ 5 




















INTRDUÇÃO
            O presente trabalho aborda sobre o comércio, tema de grande importância e interesse para nossa sociedade e o mundo em geral.     
O termo comércio deriva do conceito latim commercĭum e refere-se à negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender géneros/bens e mercadorias. Também se dá o nome de comércio a qualquer loja, armazém ou estabelecimento comercial, e ao conjunto ou à classe dos comerciantes.
Por outras palavras, o comércio é a actividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los. Trata-se da transacção de algo em troca de outra coisa de igual valor (podendo ser dinheiro).
            O comerciante é a pessoa singular ou jurídica que vive do comércio, isto é, para quem as transacções comerciais constituem o seu sustento de vida


           














COMÉRCIO
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio. Na idade média, o comércio (Mercatura) era classificado como uma das Artes mecânicas. A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos. Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coreia do Sul - que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições - e a Índia - que segue uma política mais proteccionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho muito melhor (se medido por critérios económicos) do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinquenta anos. O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio. O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.
Conceito de Carreira
O conceito de “Carreira”, termo derivado da palavra latina carraria, que significa “caminho para carros”, passou por diversas transformações ao longo de sua aplicabilidade histórica. Por volta de 1530, o termo “Carreira” identificava um caminho, ou o curso do sol através dos céus. Nas disputas de Justa, em 1590, a palavra “Carreira” estava inserida no seguinte contexto: o cavalo que, durante o combate, passava uma “carreira” em seu oponente. A partir de 1803, o significado contemporâneo da palavra “Carreira” passou a se relacionar ao mundo dos negócios, quando o termo foi associado à ideia de “caminho na vida profissional”. Nos dias atuais, comumente entende-se “Carreira” como a soma de todos os cargos ou posições ocupadas por uma pessoa durante sua vida profissional. Este entendimento vem a contrariar a raiz etimológica do termo e impede que o conceito real da palavra seja plenamente assimilado por muitas pessoas, inclusive por alguns profissionais de renome no mercado de trabalho em nível globalizado.
O termo “Carreira” significa “um caminho”. Não está associado a restrições temporais, mas sim espaciais. Não revela um histórico profissional, mas um caminho rumo a um objetivo. No meio corporativo, o conceito de “Carreira” refere-se ao percurso profissional em direção a uma especialização almejada, que deverá atender a objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização. Portanto, o planejamento antecipado de “Carreira” é fundamental para que o caminho a ser percorrido tenha uma direção bem definida, por uma via a ser estabelecida por meio do autoconhecimento, de forma a contemplar as particularidades de cada pessoa, e capaz de conduzir o indivíduo à auto-realização profissional
Exigências da carreira
Até alguns anos atrás, era mais fácil analisar o mercado de trabalho, pois o leque de opções era bem menor. Por um lado, com toda esta amplitude de profissões que existe atualmente, as chances de descobrir a profissão ideal e sua verdadeira vocação são maiores. Por outro lado, em muitos casos, a profissão que se encaixa perfeitamente é a que tem a menor remuneração ou menor chance de desenvolver uma carreira. Independente da profissão escolhida, para quem quer seguir carreira é importante analisar como o mercado de trabalho se comporta para uma determinada profissão. Nesse momento é importante informar-se sobre: qual o salário inicial? Quanto tempo se leva em média, para chegar a uma situação financeiramente satisfatória na carreira? Há oportunidades de emprego imediato na cidade ou região? Qual é a perspectiva futura da carreira - está em fase de saturação, de expansão, ou é uma carreira estável? Quais os estudos complementares que são exigidos?
Além desses fatores, é fundamental entender o que as empresas buscam em um profissional, conhecer as novas regras de trabalho, relações de competição, exigências da globalização, enfim, tudo o que é preciso para fazer parte de um mercado tão concorrido. Para se conseguir as melhores vagas, é necessário desenvolver algumas competências além do conhecimento técnico que a profissão exige. Agora vamos conhecer quais são elas: - Domínio de um segundo idioma, se possível até um terceiro idioma; - Conhecimento de informática; - Boa comunicação oral e escrita; - Aptidão para trabalhar em equipe; - Ser proativo, ou seja, ter iniciativa para tomar decisões; - Capacidade de adquirir, processar e aceitar novas informações e mudanças; - Refletir sobre erros e acertos; - Versatilidade funcional; - Liderança; - Cultura geral; - Criatividade. No entanto, muitas destas exigências são intrínsecas, ou seja, foram desenvolvidas na própria formação do jovem como ser humano. Para aprender ou desenvolver estas competências, serão necessários estudos e cursos extracurriculares, além de uma boa oportunidade de estágio.
Razão para a escolha da carreira
A carreira profissional é a profissão que se escolheu para exercer, é a construção de uma imagem e reputação, que proporciona a credibilidade para o indivíduo que exerce determinada função ou actividade profissional. A escolha de uma carreira é o que qualquer indivíduo faz quando opta por uma profissão ou por desenvolver determinada actividade de negócio. A opção por uma carreira vai influenciar o indivíduo no seu trabalho, no relacionamento com as pessoas mesmo no que se refere ao que cada um reconhece como expectativa de crescimento. O trabalho que se desenvolve ou a profissão que se tem faz parte da identidade pessoal. Todo o indivíduo trabalha, acima de tudo, para ganhar dinheiro, mas o trabalho também dá um sentido à vida e é uma forma de realização pessoal. Como exemplos de carreira podem referir-se alguns como: Docência; Enfermagem; Carpintaria; Canalização; Jornalismo; Arquitectura, Engenharia. Como encontrar a profissão mais ajustada ao perfil? A escolha da profissão deve basear-se em muita informação. Os jovens devem fazer uma procura intensiva de informação, em relação a si próprios (gostos, preferências, aptidões, etc.), à diversidade de carreiras existentes, o mercado de trabalho e outros factores que possam influenciar a sua decisão. O jovem deve ter um papel activo na escolha da profissão, deve procurar várias fontes de informação: professores, família, amigos, universidades, profissionais experientes, entre outros. Uma forma de os jovens conhecerem melhor a realidade de determinadas profissões é conversar com profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho para falar sobre as suas carreiras: as razões para a escolha da carreira, o dia-a-dia da sua profissão, os benefícios desfrutados, os desafios enfrentados, entre outros.
Carreiras em Angola
Em Angola, por exemplo, as oportunidades de carreira nas zonas rurais estão ligadas à agricultura e à exploração de minas, enquanto nas cidades assim como nas grandes vilas as oportunidades de carreira são essencialmente nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, entretenimento, indústria, comércio e transportes.  As oportunidades de carreira estão sempre a mudar. Novas carreiras surgem enquanto outras deixam de ser atractivas e muitas acabam mesmo por se extinguir.
Desafios enfrentados
São milhares de caminhos a seguir no mercado de trabalho atual. Diversas escolhas em diversas áreas e suas ramificações. Escolher uma carreira profissional não é garantia de sucesso. Listamos 5 desafios fundamentais que precisam ser superados para ser bem-sucedido profissionalmente.
1º Desafio – Encara Obstáculos de forma positiva e construtiva. O primeiro deles é ultrapassar os obstáculos, convertendo os fatores negativos em positivos, a fim de solucionar problemas e aprender com as dificuldades. É importante nunca deixar as dificuldades tomarem conta de sua vida, saber separá-las e enfrentá-las de forma paciente e organizada, afinal, é com elas que aprendemos a lidar com as situações mais variadas que a vida nos proporciona.
2º Desafio – Automotivação. O segundo desafio é a automotivação, ou seja, encontrar estímulos internos para realizar as atividades profissionais. Para isso, é fundamental ajustar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa e buscar conhecer as próprias habilidades para superar limitações e alcançar tudo o que deseja.
3º Desafio – Comunique-se. Em terceiro lugar está o desafio da comunicação, um dos maiores no ambiente corporativo. Um bom profissional precisa saber expressar suas ideias e fazer-se compreender, tanto na relação com os colegas de trabalho quanto com os clientes da empresa. Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso corporativo e individual.
4º Desafio – Resiliência – aprenda a se adaptar. O quarto desafio é desenvolver a capacidade de adaptar-se às mudanças. A flexibilidade é um talento muito apreciado pelos gestores hoje em dia. Um profissional resiliente é capaz de encarar a diversidade de opiniões e os problemas como oportunidades de crescimento e, por isso, possui uma visão mais ampla diante de situações difíceis.
5º Desafio – Cuide bem de seu tempo. O quinto desafio para uma carreira profissional bem-sucedida é a capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. Isso também envolve as habilidades de definir prioridades e de delegar tarefas para otimizar o trabalho.Com o coaching, você consegue superar todos esses desafios e desenvolve ao máximo suas potencialidades profissionais para alcançar uma carreira de sucesso. O coach, profissional devidamente habilitado para aplicar as técnicas de coaching, irá ajudá-lo a descobrir e aprimorar seus talentos, definir metas de forma mais assertiva e traçar melhores estratégias para alcançar resultados mais positivos em um menor período de tempo.
Perfil exercido para este tipo de carreira
Comerciante é a pessoa que pratica atos de comércio (mercancia), Habitualmente, profissionalmente no intuito de lucro. No Direito Comercial, considera-se sujeito mercantil toda pessoa que realiza um ato de comércio e que, por isso, torna-se objeto de regulação. No entanto, deve-se fazer distinção entre aqueles que realizam um ato de comércio informal e as pessoas envolvidas no comércio, costumeiramente. Quem compra algo na loja não é um comerciante, embora realize um ato de comércio. Por isso, dizemos que essa pessoa é objeto de um comércio acidental.
Caractéristicas de comerciante: a) agente capaz – todo aquele que se acha na livre administração de suas pesssoas e bens de acordo com o código civil; b) pratica atos de intermediação entre consumidor e produtor; c) intuito de lucro. Dos proibidos de comerciar: a) funcionarios públicos civis; b) militares; c) magistrados; d) corretores e leiloeiros; e) médicos, para o exercicio concomitante com a prática de farmácia,drogarias e laboratórios; f) falidos; g) estrangeiros não residentes no país.
Obrigações do comerciante: Todo comerciante tem a obrigação de respeitar e obedecer as leis comerciais, trabalhistas, tributárias e administrativas quer seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Para tanto, torna-se necessário ter um nome comercial , um registro regular junto aos órgãos competentes ou um estatuto ou até um contrato. Deve se ater aos registros nos livros de forma clara e sem rasuras e, em alguns, ter a obrigatoriedade de proceder a anotação de todos seus atos comerciais sob pena de multa e até prisão por sonegação fiscal. Todos os empresários devem seguir uma ordem de escrituração e contabilidade, tendo todos os livros necessários para essa finalidade. Devem, também, registrar no órgão do registro mercantil todos os documentos exigidos pela legislação, bem como procurar conservar toda a escrituração, correspondências e papéis importantes. Além disso, o empresário comercial deve formar, todo ano, um balanço geral do que fez, de seus lucros e dívidas. Se o empresário não cumprir suas obrigações, correrá o risco de receber a sanção que está na lei de falências, que diz que a “inexistência de livros obrigatórios ou sua escrituração estiver atrasada, ou “confusa” o que faz com que o empresário falido corra o risco de ser preso.

CONCLUSÃO
Em suma, como já visto citado acima o comércio é a actividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los.
A carreira profissional é a profissão que se escolheu para exercer, é a construção de uma imagem e reputação, que proporciona a credibilidade para o indivíduo que exerce determinada função ou actividade profissional.  




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Wikipédia. Comércio. (Julho de 2009) Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/ Comércio.
Maiorino, Giancarlo. At the Margins of the Renaissance: Lazarillo de Tormes and the Picaresque Art of Survival. (em inglês) Penn State Press, 2010, página 13. ISBN 9780271047577 (04/02/2016).
Equipe RHIO'S. O conceito de “Carreira” (August 11, 2011 às 16:09). Disponível em: http://blog.rhios.com.br/2011/08/11/o-conceito-de-carreira/
Conceito de comércio - O que é, Definição e Significado. Disponível em:  http:// conceito.de/comercio#ixzz4l67v78TT.
INICIACAO-PROFISSIONAL. O Mercado de trabalho e suas exigências. (14/04/2015). Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/ iniciacao-profissional/o-mercado-de-trabalho-e-suas-exigencias/61025  
ROSA, José Antônio. Coração ou razão na escolha da carreira. Disponível em: http:// www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=594.
DA MATTA, Villela. 5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso. (27 de Maio, 2013). Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/carreira/5-desafios-alcancar -carreira-de-sucesso/.
Wikipédia. Comerciante. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comerciante.

CARRILHO, Fatima. OPORTUNIDADES DE CARREIRA EM ANGOLA. (25 de Julho de 2015). Disponível em: https://prezi.com/xluxti9jejfr/oportunidades-de-carreira-em-angola/.

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