Avançar para o conteúdo principal

BENEFICIO DO DESPORTO ADAPTADO PARA PESSOAS DEFICIENTES

INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre o beneficio do desporto adaptado para pessoas deficientes, tem de grande importância para nossa sociedade e no mundo em geral.
Considera-se Desporto para pessoas com defiência toda e qualquer atividades esportiva adaptada, que tem como objetivo a inclusão de pessoas com necessidades especiais (deficiente mental, físico, auditivo, ou visual), em práticas esportivas. Normalmente estes desportos, seguem as normas e regras das modalidades esportivas existentes, fazendo se pequenas, mas importantes, mudanças principalmente nos equipamentos e locais de competição.
Exemplo de desportos para pessoas com necessidades especiais incluem goalball, Basquetebol em cadeira de rodas, natação paraolímpica, futebol de cinco (para cegos), futsal para deficientes auditivos, futebol de sete para portadores de paralisia cerebral.
Embora seja uma modalidade recente, o esporte adaptado surgiu na primeira década do século XX, há quase 100 anos. As primeiras atividades competitivas eram voltadas a jovens com deficiência auditiva, que participavam de modalidades coletivas. Alguns anos depois, foram adaptadas atividades para jovens com deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo.














DESPORTO ADAPTADO
O Desporto Adaptado surgiu no início do século XX, com as primeiras atividades a serem dirigidas para os portadores de deficiências auditivas e visuais. No entanto, só no final da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados regressaram aos seus países com vários tipos de mutilações, se deu oficialmente início a este desporto. O desporto para portadores de deficiências físicas não parou de crescer e, desde 1960, decorrem os Jogos Paralímpicos, sempre alguns dias após e na mesma sede dos Jogos Olímpicos convencionais.
A organização da prática desportiva é, portanto, um instrumento privilegiado de intervenção com portadores de deficiência. O universo do desporto subdivide-se em várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas aplicáveis às populações especiais, e também todas elas promotoras de integração social. O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma atividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.
Benefícios do desporto adaptado para pessoas deficientes
O indivíduo com deficiência é uma pessoa que possui legislação própria que o protege e lhe assegura direitos nos demais variados domínios sociais, na qual se inclui a prática desportiva. A sociedade começa agora, e cada vez mais, a dar a devida atenção às necessidades dos deficientes, nos seus mais variados domínios. Com toda esta situação, as “mentalidades” começam, felizmente, a abrir-se um pouco em relação ao tema do desporto para pessoas portadoras de deficiência, o que fica comprovado com o crescente aumento do estudo relacionado a esta área. Vários autores referem as mais variadas vantagens obtidas a partir da prática desportiva por parte dos deficientes, independentemente de qualquer que seja o nível de prática desportiva alcançada pela pessoa com deficiência. Esses benefícios são observados em vários domínios:
·         Fisiológico: observa-se uma melhoria da aptidão física geral e da saúde, trabalhando-se o controlo do movimento voluntário e a exploração dos limites articulares;
·         Psicológico: o domínio do gesto por parte do deficiente que conduz a um aumento de autoconfiança, redução da ansiedade e melhoria da comunicação;
·         Social: o desporto adaptado contribui para o desenvolvimento da autonomia e da reintegração social.
Para além disso, destacam-se benefícios a nível terapêutico, quando o desporto é complemento de uma terapia física e a nível recreacional, uma vez que a grande vantagem do desporto sobre o exercício curativo, reside na sua vertente recreativa. É importante lembrarmo-nos que o desporto pode ser a força motivadora para que a pessoa com deficiência procure o restabelecimento e o contacto com o mundo que a rodeia. Para os jovens, o desporto é uma forma privilegiada de aceitação da relação com os outros, assim como de maximização das suas potencialidades. Para os adultos, o desporto apresenta-se como a forma ideal de ocupação de tempos livres, ajudando na manutenção, e melhoria, da condição física e bem-estar do deficiente. Certamente se pesquisarem ficará comprovado, é que o desporto adaptado é o meio óptimo para que a pessoa com deficiência saia da inactividade e do sedentarismo, o que melhora, certamente, a integração social e o estado de espírito do deficiente.
Modalidades de desporto adaptado
Como é do conhecimento de todos, o desporto adaptado está cada vez mais desenvolvido. Vão surgindo novas modalidades onde os atletas podem melhorar as suas condições de vida, praticar de forma livre e até mesmo competir. Hoje em dia, existem 19 modalidades de desporto adaptado em competições paraolímpicas: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia (lançamento de bolas), Ciclismo, Hipismo, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5 para cegos, Futebol de 7 para cegos, Goalball, Halterofilismo, Judo, Natação, Rugby em cadeira de rodas, Ténis de Mesa, Ténis em cadeira de rodas, Tiro, -Tiro com Arco, Vela ou Iatismo e Voleibol
IMPORTÂNCIA
     Dizer que a prática de esportes é muito importante para as pessoas de todas as idades é chover no molhado. Já está mais que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos. “O esporte é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”.
OBJECTIVO
O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objectivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social. Destina-se a crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, a partir dos 7 anos, nas seguintes modalidades desportivas: Futebol Adaptado, Natação Adaptada, Andebol Adaptado,Basquetebol Adaptado ,Ginástica Adaptada e Boccia.
Esta valência tem como finalidade promover a prática desportiva como um hábito de vida saudável de modo a reduzir o sedentarismo, aumentar o bem-estar físico, psicológico e social para promover a integração social. Pretende-se que os utentes realizem alguma modalidade desportiva de acordo com as suas capacidades, visto que o desporto é um veículo promotor para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos e não às suas dificuldades. Qualquer pessoa, seja qual for a sua deficiência, poderá praticar uma modalidade desportiva, inclusivamente de competição, cujas regras deverão ser adaptadas ao seu tipo de deficiência. Pretendemos organizar e participar em vários eventos desportivos nas diversas modalidades nomeadamente provas desportivas e torneios com o objectivo de fomentar o espírito de equipa e de competição, a troca de experiências e o convívio entre os diversos atletas com e sem deficiência, contribuindo para a (re)integração do indivíduo com deficiência na comunidade.
ACTUALIDADE
Actualmente, devido ao crescente interesse relacionado com a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com necessidades especiais, como é o caso dos deficientes, a sociedade tem estado mais atenta as necessidades destas populações. Neste sentido, nos últimos anos tem-se assinalado um grande desenvolvimento, quer ao nível do incentivo à prática desportiva por parte destas pessoas, quer ao nível da investigação relacionada a esta área. Tudo isto nos faz crer que estamos a ir num caminho certo, mas… muito mais ainda há por fazer.
Benefícios físicos e psíquicos na actualidade
Praticar atividade física tanto por competitividade quanto por diversão pode trazer ao indivíduo benefícios físicos e psicológicos.
Físicos: Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição, prevenção de deficiências secundárias, promoção e encorajamento do movimento, desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária, entre outros. Psíquicos: Melhora da auto-estima, aumenta a integração social, redução da agressividade, estímulo à independência e autonomia, experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, vivência de situações de sucesso e de frustração, motivação para atividades futuras, desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, entre outros.
O papel do esporte na vida das pessoas com deficiência
O esporte é um veículo para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Nos aspectos físicos e motores, o esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização com pessoas portadoras e não portadoras de deficiências, torna o indivíduo mais independente para a realização de suas atividades diárias e faz com que a sociedade conheça melhor as potencialidades dessas pessoas especiais. No aspecto psicológico, o esporte melhora a auto-confiança e a auto-estima das pessoas portadoras de deficiência, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.

CONCLUSÃO
Em suma, praticar esportes é fundamental para a saúde, todo mundo sabe. Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. Além disso, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização e torna quem tem deficiência mais independente, melhorando a autoconfiança e elevando a autoestima.
É imprescindível respeitar as limitações, adequando modalidades e objetivos pessoais. É preciso haver acompanhamento e muita atenção na hora de executar um movimento. É necessário respeitar todas as normas de segurança, evitando novos acidentes e o mais importante, estimular sempre o desenvolvimento da potencialidade individual.
O seu objetivo é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de aptidões dos portadores de deficiência, permitindo maior autonomia através do desenvolvimento da condição física e do desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a integração social e para a consequente qualidade de vida.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co