Avançar para o conteúdo principal

Malanje (província)

Malanje (província)



Malanje
Localidade de Angola Angola
(província)
Angola Provinces Malanje 250px.png

província de Malanje
Dados gerais
GentílicoMalanjinho
ProvínciaMalanje
Município(s)CacusoCaombo,KalandulaCambundi-CatemboCangandala,Cuaba NzogoCunda-Dia-BazeLuquembo, Malanje,MarimbaMassangoMucari,Quela e Quirima
Características geográficas
Área98.302 km²
População998.000 hab.
Altitude500 m a 1500 m
ClimaSeco
Temperatura20°C a 25°C

Malanje está localizado em: Angola
Malanje
Localização de Malanje em Angola
9° 32' 00" S 16° 21' 00" E
Projecto Angola  • Portal de Angola
Malanje (por vezes erroneamente grafada Malange) é uma província de Angola. Tem uma área de 98 302 km² e uma populaçãode aproximadamente 998 000 habitantes. A cidade de Malanje é a capital da província. É constituída pelos municípios deCacusoCaomboKalandulaCambundi-CatemboCangandalaCuaba NzogoCunda-Dia-BazeLuquembo, Malanje, Marimba,MassangoMucariQuela e Quirima.

História[editar | editar código-fonte]

A palavra Malanje, vem do contexto kimbundu antigo que significa "as pedras" (MA-LANJI).
Versões sobre surgimento do nome Malanje:

1ª versão[editar | editar código-fonte]

Antes da colonização portuguesa, o rio Malanje era conhecido como rio Kadianga ou Carianga, para os portugueses. Ao chegarem na região de Malanje, os portugueses atravessaram um rio, como na época não existiam pontes, os portugueses tinham que passar pelos rios em cima de pedras. Após atravessar o rio, os portugueses viram moradores locais. Assim, eles perguntaram qual era o nome do rio e os moradores (que não compreendiam a língua portuguesa na época) responderam "Ma-lanji Ngana" (são pedras, Senhor).

2ª versão[editar | editar código-fonte]

Uma expedição portuguesa, liderada por Rodrigues Graça (1843), chegou às margens no rio Kadianga e encontraram 3 mulheres locais. Então os portugueses perguntaram o que as moradoras locais estava a fazer e elas responderam "Estamos moendo mandioca". Os europeus ficaram encantados com a quantidade de mulheres e perguntaram sobre os homens da região, então elas responderam em kimbundu: "Mala hanji", que significa: "Também há homens."

3ª versão[editar | editar código-fonte]

Os portugueses enviaram emissários aos soba (mwen'exi) locais com o objectivo de prevenir que eles tivessem que usar a força para ocupar a região. Quando um dos emissários foi dar a mensagem ao soba local, ele respondeu: "Malagi?", em português: "São malucos?"

Economia[editar | editar código-fonte]

Malanje é subdividida em três zonas Geo-Económicas, são elas: O planalto de Malanje, a Baixa de Kassanji e a Zona do Luando. A sua vegetação é composta de florestas, savanas e o misto de floresta-savana e balcedo-savana. Em relação aos mineiras, são encontrados os seguintes tipos: diamantescalcáriourânio e fosfatos.
Malanje é uma província essencialmente agrícola, destacando-se pela produção das seguintes culturas: mandiocaarroz,algodãomilhobatata-docegingubagirassolfeijãosoja e hortícolas. Apesar disso, Malanje possui uma pequena indústria, no qual são fabricados materiais de construção, produtos voltados para a alimentação e tabacos. Já na pecuária, destaca-se por possuir gado bovinocaprinosuíno e ovino.

Educação[editar | editar código-fonte]

Malanje tem uma Faculdade de Medicina (é a primeira da província e fica localizada na capital), que surgiu como extensão da A Universidade Lueji[1] , que está sediada no Dundo. Malanje também tem um Instituto Médio Agrário, denominado IMAM (Instituto Médio Agrário de Malanje), localizado na comuna do Quéssua. E também com duas escolas de professores do futuro para o ensino médio e primário que é a (EFP ctd cuidado)na capital e (EPF)na comuna do Lombe município de Cacuso que fica 25km da cidade de Malanje, também tem uma escola técnica de saúde que é (IMS). É um projecto da (ADPP) que significa: Ajuda De Desenvolvimento De Povo Para Povo.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A província situa-se no norte de Angola e a sua altura varia de 500m a 1500m em relação ao nível do mar. O clima é seco e varia de 20°C à 25°C.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A província é conhecida principalmente por possuírem as grandes Palancas Negras, animais símbolo de Angola, elas estão localizadas no Parque Nacional de Cangandala.
Outros pontos importantes de Malanje são as famosas Pedras Gigantes de Pungo Andongo e as Quedas do Kalandula.
As Quedas do Kalandula são as segundas maiores de toda a África e ficam localizadas no município do Kalandula.

Referências

  1. Ir para cima Exibir biografia do autor - RD Ferramentas de Leitura
Web
Bibliográficas
  • SANTOS, Egídio Sousa. "A Cidade de Malanje na História de Angola”, Editorial Nzila, Angola, 2005

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co