Avançar para o conteúdo principal

Lunda-Norte

Lunda-Norte


Lunda-Norte
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Lunda Norte 250px.png

Província da Lunda-Norte
Dados gerais
Fundada em4 de Julho de 1978
Gentílico[Lundenses]
ProvínciaLunda-Norte
Município(s)CambuloCapenda-CamulembaCaungula,ChitatoCuangoCuílo,LubaloLucapa Lóvua e Xá-Muteba
Características geográficas
Área103.760 km²
População253.893 hab.
Altitude700 m até 1400 m
ClimaTropical húmido
Temperatura27ºC

Dados adicionais
Prefixo telefónico+244
SítioMinistério da Administração do Território - Lunda-Norte
Projecto Angola  • Portal de Angola
Lunda-Norte é uma província de Angola. Tem uma área de 103 760 km² e a sua população aproximada é de 253.893 habitantes. A sua capital é a cidade do Dundo. É constituída por 10 municípiosCambuloCapenda-CamulembaCaungula,ChitatoCuangoCuíloLóvuaLubaloLucapa e Xá-Muteba. Os municípios dividem-se em 25 Comunas.

História[editar | editar código-fonte]

No passado era, provavelmente, povoada por povos pigmeu, que nos dias actuais estão voltados mais ao norte do país. Esses habitantes foram deslocados por diversas tribos bantus, em sua migração ao sul, ocuparam a totalidade de Angola.
A medida que os bantus foram se afastando uns dos outros, novos dialectos começaram a surgir, dando início a novas tribos.
A região entre a Lunda-Norte e a Lunda-Sul, assim como parte da República Democrática do Congo era conhecida como Império Lunda, na região vivem diversas tribos, sendo a mais famosa delas os Côkwe. A província da Lunda-Norte foi criada, inicialmente, com o objectivo de produção de diamantes, ela faz parte das antigas regiões Norte e Nordeste da Lunda. A capital instituída foi o município de Lucapa e uma nova capital seria construída na região do Mulepi, mas após a morte do ex-presidente Agostinho Neto esse projecto foi abandonado.
Os primeiros diamantes em Angola foram registados no ano de 1912, após dois geólogos da empresa Forminière encontraram 7 diamantes no ribeiro Mussalala. Neste mesmo ano foi formada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola, na qual as primeiras explorações mineiras foram localizadas através do rio Chicapa e, também, seus afluentes.
Em Outubro do ano de 1917, criou-se a Diamang.
No ano de 1971, a produção de diamantes atingiu o seu recorde, com uma soma de 2.413.021 quilates. Alguns anos depois, no dia 4 de Julho de 1978, a província do Lunda-Norte foi oficialmente criada pelo governo angolano. No mês de Janeiro do ano de 1981, a empresa Endiama foi criada, que substituiu a Diamang em 1988. No ano de 1997, a capital de facto da província passou a ser o Dundo, por possuir uma estrutura administrativa melhor que a cidade de Lucapa.

Economia[editar | editar código-fonte]

O Lunda-Norte possui uma grande indústria mineira, com a extracção de diamantes e ouro. No ramo animal, a província possui uma forte pecuária. A construção civil também é um ramo forte na região, no actual momento, já foi inaugurada a nova centralidade do Dundo, uma nova cidade na região chamada Novo Dundo.

Educação[editar | editar código-fonte]

Sector que sentiu um forte efeito da guerra, grande parte de sua estrutura (escolas, universidades), foram destruídas. Com isso, o número de escolas na região ainda é pequeno em relação ao número de habitantes. Há um esforço do governo para tentar recuperar ou construir as escolas e universidades da região. A região possui uma escola técnica denominada Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo e uma Universidade, ambas ficam na capital, Dundo.
Segundo o Ministério de Administração do Território da Lunda-Norte a actual situação da região é de um grande número de crianças ainda fora do sistema escolar (28.000), o número de salas é insuficiente para a demanda, a quantidade e qualidade dos professores ainda é insuficiente, o que causa a queda na qualidade do ensino da região, por fim, a maior parte da população activa tem o nível de escolaridade muito baixo, também precisando retornar a escola para recuperar a escolaridade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A capital, Dundo, está a 1510km de Luanda, O clima da província caracteriza-se por ser tropical húmido, com uma temperatura média de 27ºC por ano e o regime de chuvas pode ser até torrencial. A média das chuvas é de 1.400 mm, sendo que a quantidade máxima é de 1.500 mm e a mínima de 1.200 mm.
Inicialmente a capital era a cidade de Lucapa, mas no ano 2000 a capital de facto da província passou a ser o Dundo, visto que a cidade possui um maior traçado arquitectónico, dimensão e importância económica. Há alguns quilómetros do Dundo está sendo construída uma nova capital, com o nome de Novo Dundo, a previsão de término de sua construção é o final do ano de 2012.
A província possui a altura relativa a nível do mar é de 1400m até 700m, sendo que 1000m no interior e de 800m nas fronteiras, em alguns locais como o nordeste da província (onde estão localizadas as nascentes dos rios Kuango e Kassai) a altitude pode alcançar até 1400m. Do nordeste para o sudeste a altitude pode diminuir até 700m.
Existe uma grande quantidade de mamíferos de grande porte, de aves, répteis e peixes e na província.

Política[editar | editar código-fonte]

O governador da província é um cargo indicado pelo Presidente da República de Angola, a lista de comissários/governadores que lideraram a província de 1978 até os dias de hoje:
OrdemNomeInícioTérminoNotas
1João Ernesto dos Santos19781983
2Silvério Gelim Paim19831986
3Norberto dos Santos19861991
4José Manuel Sakulombo19911992
5Francisco Moisés Nele19921997
6Manuel Francisco Gomes Maiato19972008
7Ernesto Mwangala2008atualidade

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co