Avançar para o conteúdo principal

Huambo (província)

Huambo (província)


Huambo
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Huambo 250px.png

província de Huambo
Dados gerais
ProvínciaHuambo
Município(s)HuamboBailundoEkunha,CaálaCatchiungo (ex-Bela Vista), Londuimbale,LongonjoMungoTchicala-Tcholoanga (ex-Vila Nova),Tchindjenje e Ucuma (ex-Cuma)
Características geográficas
Área35.771 km²
População2.301.524 hab.
Densidade58 hab./km²

Dados adicionais
Prefixo telefónico+244
Projecto Angola  • Portal de Angola
Huambo é uma província de Angola. Tem de área 35 771 km² e sua população aproximada é de 2.301.524 habitantes de etnia predominantemente umbundo. A sua capital é a cidade de Huambo, que dista a 600 km de Luanda.
Os seus onze municípios são: HuamboBailundoEkunhaCaálaCatchiungo (ex-Bela Vista), LonduimbaleLongonjoMungo,Tchicala-Tcholoanga (ex-Vila Nova), Tchindjenje e Ucuma (ex-Cuma).
É limitada pelas províncias de Kwanza-Sul (Norte), Bié (Este), Huíla (Sul) e Benguela (Oeste).

Economia[editar | editar código-fonte]

Essencialmente voltada para a área de extrativismo mineral e agro-pecuária, que representa 76% da actividade económica da província, enquanto que a área industrial ainda tenta se recuperar após a Guerra Civil.
As principais produções de agro-pecuária são: citrinosbatatabatata-docearrozfeijãotrigo, hortícolas de toda a sorte, gado bovinocavalarcaprinosuíno e ovino.
Na área de mineração existem: manganêsdiamantevolfrâmioferroouropratacobreurânio, entre outros.
Estrada entre Ucuma e Huambo
Huambo possui indústria de Metalomecânica, Química, Materiais de Construção, Têxtil, Confecções, Couro e calçado, Alimentar, Bebidas e tabaco, Madeira e mobiliário. Mas todas as áreas não estão funcionando a plenas capacidades. A província luta para voltar a ter o segundo maior parque industrial do país, caso toda a sua capacidade industrial volte a ser utilizada como foi no passado.
A maior altitude da província (e do país) situa-se no Morro Moco, com mais de dois mil metros de altitude, e desta zona irradiam numerosos rios e riachos em direcção ao litoral e países vizinhos.
Por ela passa o extenso Caminho de Ferro de Benguela (CFB), vindo do litoral (Lobito) e indo até à fronteira com a República Democrática do Congo. Antes da independência nacional, esta era a via preferida para o escoamento dos minérios e mercadorias vindas do Congo e Zâmbia. Nessa província uma grande maioria está a procura de emprego. Caso que leva muitos jovens a se inclinarem-se para o mundo da deliquência.

História[editar | editar código-fonte]

A maioria da população de Huambo é de origem Ovimbundu, sendo Wambo Kalunga fundador do reino de Wambo. Foi fundada dia 21 de Setembro de 1912 Huambo foi a província com maior população de Angola até antes da Guerra Colonial (na época chamava-se Nova Lisboa), lugar que passou posteriormente a ser ocupado pela província de Luanda.

Vegetação e Fauna[editar | editar código-fonte]

Nas suas extensas florestas abundam predominantemente árvores de médio porte, que alimentam a indústria da madeira e derivados, grande plantação de árvores xerófilas, com relevo para o eucalipto, ao longo dos caminhos de ferro em mais de mil quilómetros de extensão, muitos perímetros florestais de cedro e pinheiro, muitas flores de rara beleza, plantas comestíveis, medicamentosas e de adorno e frutos silvestres muito apreciados pelas populações locais.
A fauna é bastante diversificada com relevo para animais de grande porte, como o elefante, o hipopótamo, o rinoceronte cinzento, agirafa, os felinos como o leão, a onça e os gatos selvagens, e um sem número de antílopes de grande, médio e pequeno portes, lebres.
Sáurios e répteis extremamente perigosos pela sua voracidade e veneno, como o jacaré, a cobra mamba e surucucú, habitam os lagos e os rios da região. Um sem número de pequenos animais da família dos insectos e aves exóticas pululam pelos céus da província, como os tchimbanduas, o célebre canário amarelo de olho vermelho da anhara(savana), as borboletas exóticas, os matrindindes, e, do conhecimento histórico que temos, também as aparições em catadupas de nuvens de gafanhotos saltões que tudo devoram à sua passagem.
Porém, atualmente, devido a devastação causada pela guerra esses animais não existem mais na região, somente os répteis.
A província do Huambo pretende voltar a ser a principal produtora e exportadora de batata e milho do país.

Referências

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co