A
importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, liderança.
Vanessa Aparecida Lima Demetrio
Graduada
em Administração de Empresas pela Unasp – Universidade Adventista de São Paulo
vanessa.adelima@gmail.com
Orientador
coautor: Maria Terezinha Tomasia, Psicóloga e Professora do UNASP
Resumo
Nesse novo cenário corporativo, as
organizações estão visualizando a importância do relacionamento interpessoal no
ambiente de trabalho e na formação de líderes para promover a eficácia no
trabalho.
A interação entre as pessoas no âmbito
organizacional está sendo importante para o desenvolvimento e desempenho das
pessoas nas organizações. Para isso os líderes estão sendo importantes nas
organizações para um melhor trabalho em equipe com mais engajamento e todos em
busca de um objetivo comum. Porém, a maneira das pessoas relacionarem-se pode
ser a diferença para um melhor desenvolvimento das pessoas.
Um dos papéis dos líderes que pode ser
importante, é deixar as pessoas instruídas para suas tarefas e as pessoas precisam
ter um bom relacionamento interpessoal para ter a capacidade de desenvolver as
tarefas de acordo com as estratégias da organização, pois o relacionamento
entre as pessoas facilitam na execução do trabalho e traz bons resultados.
Foi feito uma pesquisa com 100 pessoas
que trabalham no estado de São Paulo e foi analisado que o relacionamento
interpessoal é um instrumento importante no ambiente de trabalho e na formação
de líderes, trazendo eficácia no trabalho e satisfação no trabalho. E alguns
fatores como ambiente de trabalho agradável, colegas honestos uns com os
outros, espírito de cooperação entre os colegas e líderes competentes são
importantes para o alcance de resultados esperados pela organização.
Palavras
chaves: Liderança; relacionamento interpessoal
e organização.
In this new
business landscape, organizations are seeing the importance of interpersonal
relationships in the workplace and in training leaders to promote effectiveness
at work.
The interaction
between people within organizational being important for the development and
performance of people in organizations. For that leaders are important in
organizations to better teamwork with more engagement and all seeking a common
goal. However, the way people relate to can be the difference for a better
development of the people.
One of the roles
of leaders that may be important is to let people educated for their jobs and
people need to have good interpersonal skills to be able to develop the tasks
in accordance with the organization's strategies, because the relationship
between people easier in execution of work and brings good results .
The
interpersonal relationship is an important tool in the workplace and the
training of leaders, bringing workplace effectiveness and job satisfaction. And
some factors such as pleasant working environment, colleagues honest with each
other, the spirit of cooperation among peers and competent leaders are
important to the achievement of expected results for the organization.
1
INTRODUÇÃO
As organizações fazem grandes
investimentos em treinamentos e desenvolvimento das pessoas, mas nada fazem nas
mudanças no ambiente de trabalho que pode ser um fator relevante para o
aprendizado das pessoas e um relacionamento interpessoal com interações, confiança
e resultados. (KURTZ, 2005)
O relacionamento interpessoal pode
tornar o ambiente harmonioso e prazeroso para se trabalhar, facilitando as
tarefas e a confiança dos colaboradores, permitindo um trabalho cooperativo e
em equipe, com integração de esforços, implantando a sinergia. Costa (2004,
p.17-21) apud Brondane (2010, p. 19) “aponta as relações interpessoais como um
dos elementos que contribuem para a formação do relacionamento real na
organização”.
Os chefes são peças chaves para o desenvolvimento
das pessoas, porém a criação de líderes nas organizações está sendo um papel
importante para o desenvolvimento e comprometimento das equipes nos resultados.
Esses líderes podem ser pessoas natas em lidar com pessoas e tem um bom relacionamento
com as pessoas, entendem e influenciam e conquistam pessoas. Para que esses líderes
desenvolvam um bom trabalho é necessário criar relacionamentos duradouros entre
as pessoas e como base do relacionamento, a confiança. O relacionamento duradouro
traz benefícios para a organização e quando a organização colabora, os
resultados podem ser visto rapidamente.
Os líderes precisam criar um ambiente de
calma, confiança, cooperação e compreensão mutua. A comunicação interna é um
fator estratégico para o sucesso das organizações, porque influi no clima
organizacional que direta e/ou indiretamente, interfere no desenvolvimento das
pessoas e na maneira das pessoas se relacionarem também.
A liderança é um processo de conduzir um
grupo de pessoas em busca do mesmo objetivo. É a habilidade de motivar e
influenciar pessoas para que contribuam voluntariamente, da melhor forma com os
objetivos do grupo ou da organização.
Os líderes precisam engajar sua equipe
nas metas organizacionais para que sejam bem sucedidos em suas atividades.
“Nesse contexto, o relacionamento entre a organização e as pessoas que nela
trabalham, torna-se um aspecto de primordial importância.” (CHIAVENATO, 2008, p.
440).
As
relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do
comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal.
As
relações interpessoais são acontecimentos que se verificam no lar, na escola,
na empresa. (MINICUCCI, 2001, p. 25)
O
relacionamento interpessoal envolve a formação do próprio “eu” e como lidamos
com nossas emoções, o autoconhecimento de sentimentos e o processo de
pensamento. “O relacionamento interpessoal ainda envolve a capacidade do ser
humano de experimentar e discernir padrões, experimentar atrações do futuro e
de sonhar e também de realizar potenciais”. (ZIEMNICZAK, 2011, p. 1)
Grande
parte do nosso trabalho é feita por meio de contato com os outros, quer como
indivíduos, quer como grupos. As pessoas que tem mais habilidade em
compreender, ajudar e apoiar são mais eficazes no relacionamento humano. “A
experiência tem comprovado que as pessoas podem aprender a aperfeiçoar sua
habilidade em compreender os outros e a si próprias adquirindo competência e
facilidade nas relações interpessoais.” (MINICUCCI, 2001, p. 30-31)
O
relacionamento interpessoal surge como fator essencial para o desenvolvimento e
desempenho das pessoas, pois nas organizações há necessidade de influenciar
pessoas, conquistar seguidores e aumentar a rede de relacionamento que é tão
fundamental nos dias de hoje.
O
relacionamento interpessoal tem superado os conhecimentos, técnicas e
experiências acumuladas, o comportamento das pessoas está influenciando muito
na contratação de novos colaboradores é imprescindível que as pessoas tenham essa
capacidade e habilidade em relacionarem-se bem com os seus colegas de trabalho e
clientes.
É muito importante que as organizações
tenham um clima organizacional favorável para o desenvolvimento de boas
relações, que promovam a comunicação, qualidade e produtividade, pois o
ambiente de trabalho pode influenciar no comportamento das pessoas, nas
relações interpessoais e consequentemente nos resultados das empresas. (GERMANO e GIMENES, 2010)
Alguns fatores podem influenciar um
relacionamento interpessoal são eles: iniciativa, competência, motivação,
empatia e apoio.
Temos também outro fator que é a base
dos relacionamentos e é importante nos relacionamentos interpessoais e de
grande valia, a confiança entre as pessoas. Essa confiança vem dos gerentes e líderes
e faz diferença no âmbito organizacional. A confiança nas redes de relacionamentos
transformam positivamente o ambiente de trabalho das pessoas e a ausência dela,
causam perdas. “A confiança, ou a falta dela, é a raiz do sucesso ou fracasso,
nas relações e dos resultados finais dos negócios.” (STEPHEN COVEY apud HASTINGS
E POTTER 2005, p. 130-131)
A confiança favorece a consolidação dos
relacionamentos intra-organizacional quando tem segurança nas relações sociais.
Fortalece a cooperação, a capacidade de ação e auxilia a mobilização das
equipes para ações integradas e cooperativas. (FISCHER, MAZZON, NOVELLI, 2006)
A comunicação, competência,
conhecimentos, cooperação e liderança, são importantes podem impulsionar
relacionamentos. Quando na organização e entre as equipes tem um bom
relacionamento, pode melhorar os resultados das empresas, o ambiente de
trabalho, facilita o crescimento pessoal e profissional nas organizações, pode aumentar
a motivação da equipe, cria laços de amizades e o respeito entre os membros. Um
ambiente de confiança possibilita a troca constantes de feedbacks, trazendo
crescimento e transparência nos relacionamentos.
O relacionamento interpessoal interfere
diretamente na qualidade de vida e no ambiente de trabalho, podendo influir no
comportamento humano, nas relações e nos resultados da empresa. O ser humano
age de acordo com o ambiente. O clima organizacional e os relacionamentos
influenciam no comportamento do colaborador, são fatores que motivam e
determinam a criação de um ambiente agradável. A maneira das pessoas se
relacionar é um fator determinante para garantir o convívio coletivo e a saúde
das equipes e enriquece o grupo.
Uma pesquisa feita recentemente pelo
site Administradores com a seguinte pergunta “O dinheiro é mais importante para
ser feliz no trabalho?” em síntese o que a pesquisa revelou: “é ganhar dinheiro, relacionar-se com pessoas, ter
desafios, trabalhar em equipe. É contar com relações seguras e confiáveis entre
colegas, ser reconhecido, sentir-se motivado, satisfeito, competente e alegre
na empresa, entre outros sentimentos.” E o que deixam as pessoas infelizes são
ambiente tenso, colegas fingidos e líderes inadequados, entre outros fatores. (REDAÇÃO,
Administradores.com, 2013, internet)
Percebemos que além do
dinheiro relacionar-se com pessoas, trabalhar em equipe é algo extremamente
importante e poder
contar com pessoas seguras e confiáveis também é relevante.
1.2
Liderança
Há
muito tempo se fala em liderança baseada em relações e valores. Empresas no
mundo inteiro estão mudando suas atitudes no que se refere a liderança, pessoas
e relacionamentos. “O maior indicador de saúde ou doença organizacional, está
na liderança ou em sua ausência”. (HUNTER, 2006, p. 11)
A
liderança é um fenômeno típico que ocorre nas organizações através de pessoas
com habilidades natas ou até mesmo adquiridas em suas experiências pessoal ou
profissional em lidar com pessoas, e vem ganhando força nas organizações, pois
as organizações precisam de líderes e seguidores confiáveis e satisfeitos com a
organização.
Os
líderes precisam demonstrar interesse pelos outros, empatia, entusiasmo no que faz,
e ter um bom relacionamento interpessoal para poder influenciar as pessoas e
delegar responsabilidades. O líder primeiramente necessita servir e dar a
direção para sua equipe.
Segundo
DOURADO at.al. (2008, p. 1), afirmam que “podemos definir liderança como
influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do
processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos
específicos”.
Para
ter bons líderes, as organizações precisam desenvolver seus liderados para que
possam ter as habilidades e competências necessárias para conseguir trabalhar
em equipe e ter desempenhos satisfatórios.
As
características e habilidades de um líder são determinadas pela situação em que
deve agir, então podemos dizer que a situação é que faz o líder. Existem vários
tipos de líderes devido aos tipos de organizações que ele se reporta, porém
independente de como é sua organização, um líder deve ter facilidade em lidar
com pessoas e trabalhar em grupos. (ARAÚJO;
J. M. C, 2011)
Segundo
(MINICUCCI, 2001, p. 169) diz que “em qualquer situação que se tenha o líder
mais eficaz é aquele que melhor satisfaz as necessidades de seus seguidores”. É
importante ressaltar que a empresa deve sempre se basear nas diferenças
individuais das pessoas para poder obter um ambiente satisfatório e ter pessoas
mais motivadas.
É
necessário que o líder conheça seus liderados e tenha facilidade de relacionar,
acrescentando a empatia, cooperação e ajuda, pois a “liderança é a influência
interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação,
para que seja atingida uma meta.” (MINICUCCI, 2001, p. 170)
O
líder e sua influência sobre as pessoas afeta diretamente o comportamento dos
indivíduos e de grupos, por isso é imprescindível à facilidade e habilidade de
se relacionar e interagir com as pessoas.
Os
grupos e indivíduos mudam e é necessário que o líder tenha flexibilidade a cada
mudança, o líder depende da situação que o envolve e das mudanças que ocorrem
em sua equipe, por isso, “a eficácia de um líder depende de sua sensibilidade e
gestão situacional, bem como de sua flexibilidade de estilo.” (MINICUCCI, 2001,
p. 172)
Os
líderes devem se preocupar com seus liderados e ao mesmo tempo com as tarefas a
ser entregue, necessitam de jogo de cintura para tratar de todos os assuntos
pertinentes ao alcance dos resultados.
As características de um líder são sua energia
e tenacidade em enfrentar desafios, confiança em suas habilidades,
criatividade, conhecimento do negócio onde atua, facilidade em identificar
comportamentos e interpretar as informações que recebe continuamente,
flexibilidade para mudar com facilidade e principalmente ética, integridade e
honestidade (DOURADO at. al. 2008).
“Pode-se perceber que todas as etapas para se
chegar à boa liderança - a vontade, o amor, o serviço e o sacrifício e a
autoridade – estão ligadas ao relacionamento interpessoal.” (ARAUJO, R. R. S,
p. 4)
Observar-se
que o desenvolvimento de algumas habilidades são importantes para o desempenho
dos líderes, pois o seu sucesso pode depender de sua maneira de se relacionar,
e os líderes precisam entender de pessoas e com a ajuda da organização atender as
necessidades delas.
“Saber
liderar é, portanto, ter um bom relacionamento com quem está mais próximo da
fonte de lucros – os liderados” – para fazê-los cumprir as metas da empresa (ARAUJO,
R. R. S, p. 4) e (HUNTER, 2004, p. 34) diz que
liderança é “executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”.
Os
líderes precisam ter compaixão e se importar com o outro e ajudá-los com ações
que lhe tornará melhor a vida ou colocará seu liderado numa nova direção.
Esses
líderes devem estar conscientes das necessidades dos sonhos e habilidades das
pessoas, isso antes para poderem ajudá-las a alcançar algo, e ter tempo
necessário para dar atenção às pessoas. Os líderes eficazes são aqueles que
agem espontaneamente, importando-se com as pessoas e apoiando em suas decisões
e assumindo riscos que possa ocorrer.
“A
liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos
para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso
comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as
reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a
essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo nos sacrificar.
Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou
influência. (...) E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o
direito de sermos clamados de líderes.” (HUNTER, 2004, p. 70)
Os líderes para terem bons resultados
precisam ter comprometimento com o crescimento das pessoas, ouvir com intenção
de compreender, ter consciência das situações ajudando a discernir a maneira de
como colocar as pessoas em primeiro lugar, ter empatia, compreender as pessoas,
os sentimentos e as motivações delas, ter espírito de ajuda e compaixão e
engajar as pessoas na equipe em busca de um objetivo comum.
“A
integridade e a confiança são os bens estimados de um líder e devem ser
guardados a todo custo. É difícil edificar uma organização de forma bem
sucedida sem a integridade. As pessoas tem mais vontade de seguir alguém em que
eles possam confiar” (ROBERT COOPER, 2001 apud HASTINGS e POTTER, 2005, p. 132)
Quando
as pessoas não confiam umas nas outras é difícil para a organização ter sucesso
e para as pessoas que trabalham nela, pois as pessoas não se sentem motivadas e
satisfeitas, isso pode gerar improdutividade e acaba prejudicando os resultados
das empresas.
O
processo utilizado para o desenvolvimento da pesquisa de campo foi embasado num
conjunto de leituras feitas nos artigos, livros e sites que foram utilizados no
desenvolvimento do artigo científico.
O
questionário foi desenvolvido com perguntas diretas relacionadas ao
relacionamento interpessoal como instrumento de eficácia no ambiente de
trabalho para um melhor desempenho e satisfação no ambiente de trabalho,
focando a liderança como um papel importante para os resultados da organização.
O
instrumento de pesquisa foi aplicado individualmente para 100 pessoas, no ano
letivo de 2013. O público alvo foram profissionais, homens e mulheres, que
estão atualmente no mercado de trabalho, com idade entre 20 a 45 anos. A
pesquisa foi desenvolvida aleatoriamente em diversos locais e ambientes de
trabalhos diversificados, no Estado de São Paulo.
Os
dados foram coletados por meio de um questionário quantitativo formado por duas
partes: a primeira – identificação – para registrar as características dos
profissionais, quanto à idade, sexo, escolaridade. A segunda - avaliação do
instrumento de pesquisa – um questionário para validação do estudo
bibliográfico.
3
RESULTADOS
Os resultados da
pesquisa foram distribuídos conforme os gráficos abaixo:
Ao analisar a pesquisa
verifiquei que mais de 60% das pessoas concordam que confiar no superior
imediato é importante para as pessoas sentirem-se satisfeitas e motivadas para
a realização de suas tarefas, pois a confiança é algo de grande relevância para
criar relacionamentos, Stephen Covey apud Hastings e Potter (2005, p. 130-131)
diz que “a confiança é a conta bancária emocional entre duas pessoas. Ela
permite que duas partes tenham um acordo de desempenho nos quais ambas sejam
vencedoras”. Outro fator muito importante e mais de 70% das pessoas concordaram
totalmente é que o líder precisa saber compreender as pessoas, pois facilita no
dia a dia deixando-as mais satisfeitas e contentes. Os líderes que facilitam o
acesso para a equipe adquirir informações e resolução de problemas que possa
surgir no decorrer do processo do trabalho também é de grande valia para o
desenvolvimento das atividades. Mais de 50% concordou totalmente, talvez seja
pelo fato de o líder ter a necessidade de ter a habilidade de inspirar
confiança e dar apoio as pessoas.
Quando o líder dá apoio
aos seus liderados também é relevante para a equipe se sentir mais feliz em executar as tarefas.
Mais de 70% das pessoas
concordaram totalmente que é importante o líder ouvir sempre sua equipe e
deixa-lo a vontade para expor suas ideias e sugestões e até mesmo deixa-lo a
vontade pra discordar das decisões tomadas por ele, isso pode facilitar a
interação entre a equipe e contribuir para que as pessoas sentirem que fazem
parte da equipe e também são corresponsável pelos resultados, dessa forma pode
deixar as pessoas mais satisfeitas e produtivas e dispostas a empenharem-se
mais na busca dos resultados. 60% das pessoas concordam totalmente que é muito importante
que o líder de feedbacks, sejam esses positivos ou negativos para sua equipe
isso, pode aumentar a satisfação e comprometimento das pessoas com a empresa.
Quando os líderes
deixam claro para as pessoas dos objetivos a serem alcançados, as pessoas se
sentem mais confiantes e motivados no desenvolvimento das tarefas, percebe-se
na pesquisa que isso é de suma importância.
Líderes que sabem pra
onde vão e onde querem chegar, facilita no desempenho das atividades e todos
caminham em busca de um único objetivo.
Quando o líder se
relaciona facilmente com todos ao seu redor, pode passar confiança para as
pessoas, porém não é só isso que faz com que as pessoas confiem é necessário os
líderes terem credibilidade com as pessoas, pois às vezes as pessoas passam um
tipo de imagem que não é para algumas pessoas, porém só na convivência que
coseguimos saber.
Observamos nessa
pesquisa que mais de 50% concordaram que é de extrema importância que o líder
saiba interagir com sua equipe e tenha uma relação de trabalho tranquila com
seus liderados, pois se sente mais contente, satisfeitos e a vontade para
cumprir com as tarefas.
Foi observado que mais
de 70% das pessoas concordam totalmente que o ambiente de trabalho é de extrema
importância para melhorar o desempenho no trabalho, e quando o líder ajuda a
obter um ambiente agradável, colabora para o desempenho do grupo também.
Também é de extrema
importância quando na equipe tem colegas que dão apoio e comunicam-se bem uns
com os outros e são honestos, aumenta a satisfação e produtividade das pessoas,
consequentemente facilita o trabalho e aumenta os resultados da equipe.
Mais de 60% concordam
totalmente que quando a equipe é pré-disposta para a implantação das decisões
tomadas, aumenta os resultados da equipe e também quando a equipe compartilha
as responsabilidades e execução das tarefas pode deixar as pessoas mais
satisfeitas e comprometidas com o trabalho.
4
CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando o estudo e pesquisas feitas
percebermos que o relacionamento interpessoal é importante para o
desenvolvimento das pessoas, pois as pessoas que se comunicam bem são pessoas
que conseguem lidar facilmente com outras pessoas.
Percebemos que os líderes devem ser
ouvintes da sua equipe para que os resultados sejam satisfatórios. É necessário
que o líder seja aberto para negociações e tenha facilidade em acatar as ideias
de seus liderados. Outro ponto importante para o líder é conseguir se
relacionar bem com sua equipe e conseguir também atender as necessidades das
pessoas e reconhecer o trabalho das pessoas e dar feedbacks, sejam esses
positivos ou negativos, fazem as pessoas se sentirem comprometidas e
satisfeitas.
O líder também precisa passar confiança,
ser compreensível, dar apoio e ser acessível para que facilite o trabalho da
equipe. Interagir sempre com a equipe e deixar claro os objetivos a serem
alcançados. As pessoas precisam de direção e saber que seu trabalho é
importante para a realização dos resultados da organização.
É importante a organização cooperar com
os líderes para criar um ambiente e clima positivo e agradável para as pessoas
se sentirem bem, pois o ambiente de trabalho pode determinar a maneira que as pessoas
se relacionam e também pode ser determinante para a qualidade de vida no
trabalho e na saúde das pessoas, pois as pessoas precisam ter colegas de
trabalhos que passam confiança, sejam honestos e leais para as pessoas se
sentirem felizes e satisfeitas. As pessoas
necessitam de apoio e ajuda dos colegas de trabalho que compartilham as responsabilidades
que possam surgir no decorrer das atividades.
Considero que o ambiente de trabalho
interfere no comportamento das pessoas, pois as pessoas agem de acordo com as
circunstâncias, se as pessoas se sentem seguras e confiam em alguém que apoiam
ou discordam de suas ideias e elas podem se sentir mais contentes,
comprometidas e satisfeitas em realizar suas tarefas, para isso é necessário a
organização cooperar para criar um ambiente agradável e que tenham líderes
competentes para que os relacionamentos sejam adequados e tragam os resultados
esperados para a organização.
Segundo Chiavenato (2004) e Robbins
(2002) apud Crispim e Fragnani (2010) a gerência, por intermediar as relações
de trabalho entre os objetivos fixados pela direção e os meios utilizados pela
equipe operacional, atua como mediadora, assumindo o papel de direcionar,
conjugar esforços, motivar, avaliar, comunicar, liderar o grupo de pessoas responsáveis
e dependentes do resultado, sendo assim, é por intermédio destas pessoas que
decorre o sucesso da organização. Foi nesta mesma linha de pensamento que a
pesquisa de campo apontou, ou seja, mostrou a importância dada pelas pessoas ao
bom relacionamento com gestores e colegas.
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Acesso em: 03/11/2012
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