Avançar para o conteúdo principal

Liderança



Liderança
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário.
Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar , de uma forma bem clara ,pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe ,para que se atinja os objetivos propostos pela organização.
Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.
Conceito de líder      
Líder é uma pessoa que actua enquanto guia ou chefe de um grupo. Para que a sua liderança seja efectiva, os restantes integrantes devem-lhe reconhecer as respectivas capacidades. Ou é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
O líder tem a faculdade de influenciar os outros sujeitos. O seu comportamento ou as suas palavras conseguem incentivar os membros de um grupo para que trabalhem em conjunto com vista num objectivo comum. Dependendo da forma como exerce a condução do grupo, o líder pode ser considerado autoritário (aquele que toma as decisões que bem lhe apetecer, sem prestar explicações e sem sequer se justificar), democrático (discute com o grupo e decide por consenso) ou “laissez-faire” (é o líder liberal, aquele com um conduta passiva que delega o poder aos demais).
  O papel do líder na organização
O papel do líder na organização é imprescindível, uma vez que se faz necessário que a empresa tenha um caminho a percorrer em busca de objetivos satisfatórios. Portanto, o líder faz a integração dos liderados na execução dos seus trabalhos, favorecendo uma aprendizagem mais consistente, significativa e se aproximando da realidade da organização, tornando suas tarefas dinamizadas.
Dessa forma, a organização precisa redimensionar suas atividades, a fim de promover a interação entre os liderados e os líderes, melhorando e propiciando uma relação de diálogo, debates sobre determinados temas referentes à organização de maneira a incentivá-los para um comportamento social e baseado na ética profissional.
Observa-se nas empresas a necessidade de uma liderança que esteja preparada para a realidade que perpassa o espaço organizacional de maneira contextualizada, para instigar a capacidade de transformar uma equipe bem melhor a cada dia de trabalho.
Tipos de líder
Cada personalidade gera tipos diferentes de liderança. O saber lidar com as outras pessoas, seja com ou sem autoridade, necessita de muito cuidado e preparação. Se você é líder de uma equipe ou gerente de um departamento é importante estar em busca constante para que sua maneira de liderar seja eficiente não apenas para a sua personalidade, mas também para a de seus subordinados.
Temos abaixo alguns tipos de líder, dentre eles: 
1) Adaptador
Líderes adaptativos conseguem se colocar acima das mais diversas situações, fáceis ou difíceis, para encontrar as soluções certas e dinâmicas, adaptar seus valores em circunstâncias de mudança. Além disso, eles ajudam seus liderados a se ajustar para aquilo que não é familiar, sem comprometer a confiança, credibilidade e os resultados.
2) Emocionalmente inteligente
Ter consciência de seus próprios sentimentos e também dos das pessoas ao seu redor é a característica de um líder que é emocionalmente inteligente. Eles sabem muito bem como lidar com suas próprias emoções e com as relações com outras pessoas. Sabem influenciar positivamente as pessoas ao seu redor de maneira objetiva e particular.
3) Carismático
Difícil de desenvolver, pois esse tipo de liderança tem muito mais a ver com a personalidade do líder do que com uma habilidade qualquer. Líderes carismáticos, além de boa companhia, são também grandes motivadores. Apesar das vantagens, esse tipo de líder deve tomar cuidado para que não invada o espaço pessoal de seus subordinados ou tome total conta do cenário, sem deixar vagas para outras pessoas possam se destacar.
4) Autêntico
São gerentes que sabem combinar com excelência a integridade, caráter e personalidade. São constantes e disciplinados, mesmo nas situações mais adversas e perigosas.
5) “O” líder
São pessoas que correm atrás de seus objetivos como leões, mas possuem a humildade de cordeiros. Tipo muito raro, “o” líder coloca a empresa como prioridade, chama as responsabilidades para si e é generoso para dar créditos.
6) Cuidadoso
O líder cuidadoso é aquele que não repete padrões simplesmente porque são comuns, mas está em busca constante de mudança e melhoramentos. Ele presta atenção, analisa, e escuta as pessoas ao seu redor, em busca de respostas melhores e perguntas mais inteligentes.
7) Narcisista
Líderes narcisistas são pessoas difíceis de lidar. Eles não escutam, não aprendem e não ensinam. Mesmo assim, é possível identificar algumas características positivas. Líderes narcisistas podem ser extremamente produtivos em períodos de crise e atrair seguidores por conta de suas visões objetivas.
8) Determinados
Para esse tipo de líder, não há desculpas. Eles tomam decisões determinadas mesmo em situações onde as informações são insuficientes. Eles possuem uma disposição mental determinada e imprimem essa mesma característica em seus liderados.
9) Contagiantes
O líder contagiante deve tomar muito cuidado com sua conduta e disposição. Facilmente, a partir de suas decisões, ele influencia a postura de todas as pessoas de sua equipe. Manter-se motivado, transparente e firme em seus valores é muito importante, pois seus liderados irão se sentir da mesma maneira.
10) Servo
É o tipo de líder que age por meio do exemplo. Liderar para ele significa poder servir melhor. Esse tipo de liderança cria ambientes de trabalho muito bons e motivadores, onde as pessoas entendem que as coisas e os valores não são mais importantes que os seres humanos.
11) Contador de histórias
Histórias têm o poder de transmitir valores que simples dados ou metas não conseguem. Saber evocar o tipo certo de emoção em seus liderados por meio de histórias verdadeiras e com significado pode ser a chave para que eles se sintam motivados nas situações mais difíceis.
12) Investidores
Esse tipo de líder sabe identificar quais são os talentos de cada um de seus empregados e investir nessas habilidades para que toda a equipe possa crescer.
13) Tribal
O líder tribal consegue unir os valores e costumes de cada um da equipe e forma uma cultura comum em que todos se sentem confortáveis e ligados pa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co