Avançar para o conteúdo principal

DEFINIÇÕES DE SOCIOLOGIA



DEFINIÇÕES DE SOCIOLOGIA
Max Weber
"Ciência que pretende entender, interpretando-a, a acção social para dessa maneira explicar causalmente o seu desenvolvimento e efeitos. Por 'acção' deve entender-se uma conduta humana (que pode consistir num fazer externo ou interno, numa omissão ou numa permissão) sempre que o sujeito ou os sujeitos da acção lhe atribuam um sentido subjectivo. A 'acção social', portanto, é uma acção cujo sentido se refere à conduta de outrem, orientando-se por ela ao longo do seu desenrolar."
Segundo Max Weber a acção humana "é social na medida em que, em função da significação subjectiva que o indivíduo ou os indivíduos que agem lhe atribuem, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afectada no seu curso."
Gurvitch
"O objecto da sociologia é a realidade social considerada em todos os seus níveis em profundidade."
Alain Birou, Dicionário de Ciências Sociais
"A sociologia é uma ciência de observação que estuda de modo positivo o conjunto dos fenómenos, estruturas, instituições, grupos, poderes, relações de força, relações e comportamentos, que se manifestam pelo facto de os homens viverem em sociedade."
A sociologia como ciência da sociedade
Ainda que a sociologia tenha emergido em grande parte da convicção de Comte de que ela eventualmente suprimiria todas as outras áreas do conhecimento científico, hoje ela é mais uma entre as ciências.
Atualmente, ela estuda organizações humanas, instituições sociais e suas interações sociais, aplicando mormente o método comparativo. Esta disciplina tem se concentrado particularmente em organizações complexas de sociedades industriais assim como nas redes transnacionais e globalizadas que unificam ou associam fenômenos para além das fronteiras nacionais.
Como ciência, a sociologia tem de obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades não só dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza, mas também, consequentemente, da abordagem científica da sociedade. Tais peculiaridades, no entanto, foram e continuam sendo o foco de muitas discussões, ora tentando aproximar as ciências, ora as afastando e, até mesmo, negando às humanas tal estatuto com base na inviabilidade de qualquer controle dos dados tipicamente humanos, considerados — sob esse ponto de vista — imprevisíveis e impassíveis de uma análise objetiva.
O objeto de estudo da sociologia
A forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade segundo o enfoque organizacional.
O objeto de estudo da sociologia das organizações são os fatos sociais que interferem nas organizações ou os fatos sociais que sofrem influência das próprias organizações oui de seu comportamento.
O termo sociologia foi criado por Augusto Comte (sec XIX) que, em seu estudo, definiu duas vertentes principais:
a) estudo da ordem social
b) estudo do progresso social
O método utilizado pela ciência sociológica não pode deixar de ser outro que não o histórico, o comparativo e o estatístico. A sociometria, cuja finalidade é o exercício da medida matemática dos fenômenos sociais, está sofrendo uma radical alteração em seus parâmetros, devido ou a mudança da previsibilidade comportamental dos conjuntos sociais ou a constatação de sua verdadeira complexidade.
OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM Comumente ouvimos falar em sociologia, em sociólogo, sem, contudo, compreendermos realmente de que se tratam esses dois nomes. Em primeiro lugar devemos esclarecer o que é sociologia e de que trata essa ciência. Neste sentido, Durkheim se preocupava em conhecer cientificamente a vida social, superando as deficiências do senso comum.
Após muitas pesquisas, ele chegou à conclusão de que o método deveria ser o mesmo daquele usado pelas ciências naturais, ou seja, buscar relações de causa, efeito e regularidades. Dessa forma, o papel do sociólogo é o de exprimir a realidade, sem se preocupar se os resultados serão agradáveis ou não, portanto, a tarefa do sociólogo é investigar os problemas sociais.
    2. Ciencias auxiliares da sociologia
    3. HISTÓRIA: Estudar o passado de sociedades. GEOGRAFIA: Estudo onde elofenómeno.ETICA acontece: Estude as mercadorias, religiões e moralde o sociedades.ANTROPOLOGIA: Interessado em aprender Física laevolución o hombre.PSICOLOGIA: Interessado eos comportamento conhecido comportamento.
    4. POLÍTICA: Conhecer as diferentes formas de gobierno.DERECHO: Conheça as regras ou leis que regem unasociedad.ECONOMIA: Saber como o lariqueza sociedad.CRONOLOGIA distribuídos: Saber como eles são produzidos e no qual eltiempo desenvolve sociedad.DEMOGRAFIA: Crescimento e distribuição de lassociedades .FILOSOFIA: Estudar as formas de pensar de cadaindividuo.
    5. Sócio - Ramos patologia sociologia urbana Sociologia Rural Rural Sociologia laSociología
    6. Parceiros - patologia: Relacionadas lasenfermedades sociedadSociología urbana: Refere-se a um sociedad.Sociología fenómenosde rural: Estudar os fenómenos delcampo.Sociología rurais: processos unafabrica Study (leis), como ocorre desmarcando processo pessoal como você subir elpuesto.
    7. Antropologia Criminal Etnografia criminalAUXILIARES Ciências Psicologia Sociologia Estatística Neurologia Psiquiatria direito penal penal PENAL
    8. Direito Criminal Criminologia LASOCIOLOGIA FILIAIS DE CRIMINOSO Psicopatologia Psicologia Estatísticas penology

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)

E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA) INTRODUÇÃO A educação é um processo que permite que uma pessoa assimile e aprenda conhecimentos. As novas gerações conseguem adquirir os modos de ser das gerações anteriores, sendo assim produzida uma consciencialização cultural e comportamental. Com a educação, o sujeito adquire habilidades e valores. A arte, por sua vez, é o conjunto de criações humanas que expressam uma visão/perspectiva sensível sobre o mundo, podendo ser real ou imaginária. Os artistas recorrem aos recursos plásticos, sonoros ou linguísticos para exprimir as suas emoções, sensações e ideias. A educação plástica (ou trabalhos manuais), a educação musical e educação visual e tecnológica são algumas das disciplinas que formam a educação artística, uma cadeira que não costuma receber grande atenção nos programas escolares. E.V.P (EDUCAÇÃO VISUAL E PLÁSTICA)  A noção de arte evolui ao longo do tempo; posto isto, a educação artística deve

A importância da informática na Sociedade

INTRODUÇÃO Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.                                                                                           Informática O est

A periodização, seus críterios e problemas

Introdução Periodização Histórica é um método cronológico que é usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos, em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. A importância da periodização da história reside na sua necessidade para a sistematização do estudo do passado da humanidade, facilitando desta maneira, o estudo do ensino da história. A questão da limitação e dificuldade da periodização da história consta sobre tudo na dificuldade de articulação a divisão clássica em história universal historia regionais não a europeia e particularmente a história de Angola. A periodização, seus críterios e problemas A História é uma ciência que tem co