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AS IMPLICAÇÕES DA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE

AS IMPLICAÇÕES DA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE


INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre o tema: quais as implicações da influencia na construção da persolidade, tema este de grande interesse e importância para nossa sociedade e o mundo em geral.
A personalidade é como o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum  e não o conceito científico aqui tratado.






















QUAIS AS IMPLICAÇÕES DA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSOLIDADE
A PERSONALIDADE
Estudando as muitas teorias da personalidade desde Freud no inicio do séc. XX é os contemporâneos do séc. XXI. Pode-se concluir que não existe a teoria da personalidade certa ou errada, sabemos que o campo da personalidade é marcado mais pelo caos do que pela certeza, mais pelas diferenças do que concordâncias. Abaixo segue algumas concepções de vários protagonistas da teoria da personalidade ou teorias das personalidades. A Personalidade é produto da organização dinâmica de diferentes componentes. Aquela, diz respeito a um determinado conjunto de características pessoais, coerentes e persistentes do indivíduo, apelando à sua própria maneira de agir e de pensar tal como à sua diferenciação. A influência dos inúmeros factores condicionantes da nossa personalidade, ( tal como os que citaremos: Hereditariedade, Meio social e Experiências pessoais ), variam nos diversos indivíduos e nas diferentes fases do ciclo da vida.
HEREDITARIEDADE
O padrão genético do indivíduo, estabelecido no momento da concepção, influencia as características da personalidade que cada Ser desenvolverá. Na determinação do temperamento de um Ser Humano, podemos evidenciar inúmeras variações no organismo individual no que respeita, por exemplo, à constituição física e ao  funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino que são em grande parte, influências hereditárias. O papel da hereditariedade no desenvolvimento e comportamento dos Seres Humanos é um assunto de grande relevo, podendo o estudo do caso concreto dos Gémeos ser um dos métodos mais eficazes na análise do papel da hereditariedade. Na generalidade, concluí-se que comparativamente às semelhanças físicas e intelectuais, é nas características da Personalidade que a semelhança é menor   (factores biológicos). Além disso, os factores somáticos (orgânicos), como a altura e o peso, o funcionamento dos órgãos dos sentidos, podem afectar o desenvolvimento e alteração da personalidade. Concluímos ainda que, as primeiras teorias da Personalidade (teorias dos tipos), dão maior ênfase ao papel dominante dos factores biológicos e das influências hereditárias na composição da Personalidade. Por outro lado, referem-se ao papel do Meio Social e das Experiências Pessoais como dependentes e estritamente subordinadas face a outros factores, colocando-as em segundo plano. Mais tarde, a psicanálise de Freud evidenciará a componente biológica na construção da Personalidade assim como as formas de perturbação a que o nosso sistema estará sujeito nesta  evolução construtiva. 
MEIO SOCIAL
A contribuição dos factores sociais no desenvolvimento e comportamento de um Ser Humano, encontram-se explícitos com maior profundidade no que se refere à psicologia social e do desenvolvimento, pelo que tentaremos de forma sucinta e resumida referir o seu contributo para a Personalidade. O meio social é constituído por famílias, grupos e cultura a que determinado indivíduo pertence. Este factor tem um papel fundamental na construção da Personalidade. Esta, forma-se sob um processo conjunto e cooperativo de diversos sistemas sociais da vida, tal como a família, o trabalho, a comunidade ou a escola. Todo e qualquer processo de socialização em que sobretudo a família consciencializa  e assume um papel preponderante não só nas características, como na qualidade  de relações interactivas existentes (indivíduo>família, amigos e em processos educativos-indivíduo>escolas), são formas que marcam profundamente a Personalidade.O ambiente e o clima em que se vive (hostil, violento, harmonioso,),influenciam também a Personalidade. “ Os psicólogos  têm procurado determinar o efeito relativo da hereditariedade e do ambiente no desenvolvimento da personalidade. Em geral, parece que quanto mais próximo é o relacionamento de duas pessoas, tanto mais provável é que as características da sua personalidade sejam as mesmas. Entretanto, esta tendência é afectada pelas circunstâncias ambientais. Assim, gémeos idênticos criados juntos têm mais probabilidade de mostrar padrões semelhantes do que os criados separadamente, mas mesmo estes têm mais probabilidade de ser semelhantes do que irmãos que não sejam gémeos. “ 
As correntes da aprendizagem social e as correntes do comportamento social, salientam o importante papel dos estímulos do meio social e ambiental, dos modelos sociais e de processos de aprendizagem na evolução e construção da Personalidade. De todos os elementos que a condicionam, a teoria da aprendizagem social é aquela que exclui ou seja, atribui menor valor ao Mundo interior da pessoa. Algumas pesquisas têm sido feitas sobre as principais causas que estão na base do Stress . Para além de factores sociais é necessário identificar a influência da forma de agir, ser e sentir, de factores geográficos e climáticos. (ex: Viver em ilhas desérticas ).
EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
As experiências pessoais englobam as vivências pessoais de cada Ser Humano. Acontecimentos do dia-a-dia,  sonhos, atitudes e comportamentos são alguns exemplos. Estes, cada vez mais se revestem de uma extrema importância para o desenvolvimento  emotivo e sensível na infância da pessoa na construção da Personalidade. “  (...) como é que a criança chega um dia, diante do seu espelho, ou do seu reflexo, a dizer  ‘ sou eu ‘, como é que ela toma, um dia, posse dela própria? “  René Zazzo. Para uma adequada estruturação e organização da Personalidade, a qualidade de relações prematuras e premeditadas, tal como o processo de enraizamento de ligações existentes entre mãe/filho, parecem-nos essenciais a esta perfeita estruturação da Personalidade. Citamos ainda algumas das consequências gravosas da carência e da privação de afectividade (  Ansiedade, automutilação  e comportamentos regressivos).  A morte poderá ser mesmo a etapa final. O Ser Humano é dotado de capacidades, tais como: capacidades cognitivas, afectivas e linguísticas, a socialização, os processos de autonomia e de construção de valores em crianças. Estas capacidades influenciam um sem número de relações familiares, tal como a sua constante complexidade de entendimento e aprendizagem.
No contexto da personalidade infantil, muitos psicólogos pensam que a partir dos 2-3 anos de idade, começam por surgir indícios e manifestações concretas da afirmação do Ego – Personalismo, no indivíduo enquanto criança. A criança procura afirmar-se perante a família criando situações embaraçosas (ex: Dizer não constantemente ). Relacionamos ainda nesta fase, o facto de a criança utilizar a palavra Eu em vez de se referir a si na terceira pessoa. Na formação da Personalidade, a adolescência é uma etapa igualmente interessante e importante, pois identifica-se a necessidade de afirmação, a criação de identidade pessoal, de género e psicossocial. As situações de exagero, reflectem-se nesta fase da vida. O vestir, a defesa de ideias estruturadas e concretas e ainda a forma de expressão. Como já foi referido sendo as experiências pessoais  ocorrências e acasos  (mortes, mudanças habitacionais, divórcios, satisfações e frustações), são factores que demarcam a Personalidade dos detentores dessas vivências.  A forma como tentamos superar e aceitar ou não, como pertences da nossa vida, condicionam também a Personalidade.
O FACTOR PARENTAL
Freud foi o primeiro a enfatizar a influência dos pais na formação da personalidade dos filhos e praticamente todos os teóricos aceitam esse ponto de vista. Adler fala das conseqüências de uma criança não desejada ou rejeitada pode ter em sua personalidade. Esta rejeição citada por Adler pode causar a insegurança tornando-a raivosa e deficiente de auto-estima. Horney diz que a insegurança por falta de afeto pode ocasionar um sentimento de desampara na criança. Fromm por sua vez argumenta que quanto mais independente a criança for dos laços primordiais com os pais mais insegura será. Cattel e Allport também concordam com o factor parental na formação da personalidade. Allport diz que a relação mãe-bebê é primordialmente de afeto e segurança, condições básicas para o desenvolvimento. Cattel via a infância como o período de formação mais importante, pois do comportamento de pai, mãe e irmão trará o caráter. Maslow trouxe a importância de atender as necessidades básicas (fisiológicas das crianças) e a necessidade de sentir-se segura diante dos acontecimentos. A partir das idéias de Maslow, Rogers falou sobre a responsabilidade dos pais em oferecer consideração positiva incondicional para seus filhos. Os comportamentos parentais podem determinar aspectos específicos na personalidade como necessidade de realização, auto- eficácia, autocontrole e o otimismo. Mesmo com controvérsias a personalidade é formada por pais, colegas, genes ou alguma combinação factores.
O FACTOR DO DESENVOLVIMENTO
Freud acreditava que a personalidade era estabelecida até por volta dos cinco anos de idade e que depois seria muito difícil mudá-la. Os grandes teóricos da personalidade como Cattel, Allport, Erikson e Murray aceitam que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da personalidade, mas não é determinante e, portanto pode ser modificado. E teóricos como Jung, Maslow, Cattel e Erikson observaram que a meia-idade era um período de importantes mudanças na personalidade. Se fossemos responder a pergunta: A personalidade muda? Poderíamos dizer que sim, pois algumas características permanecem estáveis enquanto outras permanecem mudando com o passar do tempo. Alguns teóricos que defendem a influência de fatores genéticos sugerem que as mudanças ocorrem independentes do ambiente. Por outro lado outro grupo teórico acredita que mudamos em função do ambiente e a necessidade de adaptação ao meio social. Um teórico contemporâneo dividiu as mudanças na personalidade na vida adulta em três níveis: Traços de disposição: São características que permanecem estáveis ou imutáveis a partir dos 30 anos. Preocupações pessoais: São os sentimentos, planos e objetivos conscientes que mudam frequentemente durante a vida.

CONCLUSÃO
Depois da pesquisa feita cheguei a conclusão de que o ser humano é diversificado de vários factores, sendo assim as suas influências determinam a personalidade humana. Contudo é de dizer que a pesquisa feita teve ênfases na obtenção de mais conhecimentos sobre a personalidade e os factores que o influenciam. Assim é de reconhecer a forma de como o nosso professor nos ordenou a fazer este trabalho de pesquisa de que é um dos métodos muito útil no sentido de ensino e aprendizagem do aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A personalidade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade. Acessado aos 23 de Julho de 2015.

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