AS IMPLICAÇÕES DA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre o tema: quais as
implicações da influencia na construção da persolidade, tema este de grande
interesse e importância para nossa sociedade e o mundo em geral.
A personalidade é como o conjunto de características
psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a
individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é
processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em
linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes
de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade";
esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.
QUAIS AS IMPLICAÇÕES DA
INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA PERSOLIDADE
A
PERSONALIDADE
Estudando as muitas teorias da personalidade desde Freud
no inicio do séc. XX é os contemporâneos do séc. XXI. Pode-se concluir que não
existe a teoria da personalidade certa ou errada, sabemos que o campo da
personalidade é marcado mais pelo caos do que pela certeza, mais pelas diferenças
do que concordâncias. Abaixo segue algumas concepções de vários protagonistas
da teoria da personalidade ou teorias das personalidades. A Personalidade é
produto da organização dinâmica de diferentes componentes. Aquela, diz respeito
a um determinado conjunto de características pessoais, coerentes e persistentes
do indivíduo, apelando à sua própria maneira de agir e de pensar tal como à sua
diferenciação. A influência dos inúmeros factores condicionantes da nossa
personalidade, ( tal como os que citaremos: Hereditariedade, Meio social e
Experiências pessoais ), variam nos diversos indivíduos e nas diferentes fases
do ciclo da vida.
HEREDITARIEDADE
O padrão genético do indivíduo, estabelecido no
momento da concepção, influencia as características da personalidade que cada
Ser desenvolverá. Na determinação do temperamento de um Ser Humano, podemos evidenciar
inúmeras variações no organismo individual no que respeita, por exemplo, à
constituição física e ao funcionamento
dos sistemas nervoso e endócrino que são em grande parte, influências
hereditárias. O papel da hereditariedade no desenvolvimento e comportamento dos
Seres Humanos é um assunto de grande relevo, podendo o estudo do caso concreto
dos Gémeos ser um dos métodos mais eficazes na análise do papel da
hereditariedade. Na generalidade, concluí-se que comparativamente às semelhanças
físicas e intelectuais, é nas características da Personalidade que a semelhança
é menor (factores biológicos). Além
disso, os factores somáticos (orgânicos), como a altura e o peso, o
funcionamento dos órgãos dos sentidos, podem afectar o desenvolvimento e alteração
da personalidade. Concluímos ainda que, as primeiras teorias da Personalidade
(teorias dos tipos), dão maior ênfase ao papel dominante dos factores
biológicos e das influências hereditárias na composição da Personalidade. Por
outro lado, referem-se ao papel do Meio Social e das Experiências Pessoais como
dependentes e estritamente subordinadas face a outros factores, colocando-as em
segundo plano. Mais tarde, a psicanálise de Freud evidenciará a componente
biológica na construção da Personalidade assim como as formas de perturbação a
que o nosso sistema estará sujeito nesta
evolução construtiva.
MEIO SOCIAL
A contribuição dos factores sociais no
desenvolvimento e comportamento de um Ser Humano, encontram-se explícitos com
maior profundidade no que se refere à psicologia social e do desenvolvimento,
pelo que tentaremos de forma sucinta e resumida referir o seu contributo para a
Personalidade. O meio social é constituído por famílias, grupos e cultura a que
determinado indivíduo pertence. Este factor tem um papel fundamental na
construção da Personalidade. Esta, forma-se sob um processo conjunto e
cooperativo de diversos sistemas sociais da vida, tal como a família, o
trabalho, a comunidade ou a escola. Todo e qualquer processo de socialização em
que sobretudo a família consciencializa
e assume um papel preponderante não só nas características, como na
qualidade de relações interactivas existentes
(indivíduo>família, amigos e em processos educativos-indivíduo>escolas),
são formas que marcam profundamente a Personalidade.O ambiente e o clima em que
se vive (hostil, violento, harmonioso,),influenciam também a Personalidade. “
Os psicólogos têm procurado determinar o
efeito relativo da hereditariedade e do ambiente no desenvolvimento da personalidade.
Em geral, parece que quanto mais próximo é o relacionamento de duas pessoas,
tanto mais provável é que as características da sua personalidade sejam as
mesmas. Entretanto, esta tendência é afectada pelas circunstâncias ambientais.
Assim, gémeos idênticos criados juntos têm mais probabilidade de mostrar
padrões semelhantes do que os criados separadamente, mas mesmo estes têm mais
probabilidade de ser semelhantes do que irmãos que não sejam gémeos. “
As correntes da aprendizagem social e as correntes
do comportamento social, salientam o importante papel dos estímulos do meio
social e ambiental, dos modelos sociais e de processos de aprendizagem na
evolução e construção da Personalidade. De todos os elementos que a
condicionam, a teoria da aprendizagem social é aquela que exclui ou seja,
atribui menor valor ao Mundo interior da pessoa. Algumas pesquisas têm sido
feitas sobre as principais causas que estão na base do Stress . Para além de
factores sociais é necessário identificar a influência da forma de agir, ser e
sentir, de factores geográficos e climáticos. (ex: Viver em ilhas desérticas ).
EXPERIÊNCIAS
PESSOAIS
As experiências pessoais englobam as vivências
pessoais de cada Ser Humano. Acontecimentos do dia-a-dia, sonhos, atitudes e comportamentos são alguns
exemplos. Estes, cada vez mais se revestem de uma extrema importância para o
desenvolvimento emotivo e sensível na
infância da pessoa na construção da Personalidade. “ (...) como é que a criança chega um dia, diante
do seu espelho, ou do seu reflexo, a dizer
‘ sou eu ‘, como é que ela toma, um dia, posse dela própria? “ René
Zazzo. Para uma adequada estruturação e organização da Personalidade, a
qualidade de relações prematuras e premeditadas, tal como o processo de
enraizamento de ligações existentes entre mãe/filho, parecem-nos essenciais a
esta perfeita estruturação da Personalidade. Citamos ainda algumas das
consequências gravosas da carência e da privação de afectividade ( Ansiedade, automutilação e comportamentos regressivos). A morte poderá ser mesmo a etapa final. O Ser
Humano é dotado de capacidades, tais como: capacidades cognitivas, afectivas e
linguísticas, a socialização, os processos de autonomia e de construção de
valores em crianças. Estas capacidades influenciam um sem número de relações
familiares, tal como a sua constante complexidade de entendimento e
aprendizagem.
No contexto da personalidade infantil, muitos
psicólogos pensam que a partir dos 2-3 anos de idade, começam por surgir
indícios e manifestações concretas da afirmação do Ego – Personalismo, no
indivíduo enquanto criança. A criança procura afirmar-se perante a família
criando situações embaraçosas (ex: Dizer não constantemente ). Relacionamos ainda
nesta fase, o facto de a criança utilizar a palavra Eu em vez de se referir a
si na terceira pessoa. Na formação da Personalidade, a adolescência é uma etapa
igualmente interessante e importante, pois identifica-se a necessidade de afirmação,
a criação de identidade pessoal, de género e psicossocial. As situações de
exagero, reflectem-se nesta fase da vida. O vestir, a defesa de ideias
estruturadas e concretas e ainda a forma de expressão. Como já foi referido
sendo as experiências pessoais
ocorrências e acasos (mortes,
mudanças habitacionais, divórcios, satisfações e frustações), são factores que
demarcam a Personalidade dos detentores dessas vivências. A forma como tentamos superar e aceitar ou
não, como pertences da nossa vida, condicionam também a Personalidade.
O FACTOR
PARENTAL
Freud foi o primeiro a enfatizar a influência dos
pais na formação da personalidade dos filhos e praticamente todos os teóricos aceitam
esse ponto de vista. Adler fala das conseqüências de uma criança não desejada
ou rejeitada pode ter em sua personalidade. Esta rejeição citada por Adler pode
causar a insegurança tornando-a raivosa e deficiente de auto-estima. Horney diz
que a insegurança por falta de afeto pode ocasionar um sentimento de desampara
na criança. Fromm por sua vez argumenta que quanto mais independente a criança
for dos laços primordiais com os pais mais insegura será. Cattel e Allport
também concordam com o factor parental na formação da personalidade. Allport
diz que a relação mãe-bebê é primordialmente de afeto e segurança, condições
básicas para o desenvolvimento. Cattel via a infância como o período de
formação mais importante, pois do comportamento de pai, mãe e irmão trará o
caráter. Maslow trouxe a importância de atender as necessidades básicas
(fisiológicas das crianças) e a necessidade de sentir-se segura diante dos
acontecimentos. A partir das idéias de Maslow, Rogers falou sobre a responsabilidade
dos pais em oferecer consideração positiva incondicional para seus filhos. Os
comportamentos parentais podem determinar aspectos específicos na personalidade
como necessidade de realização, auto- eficácia, autocontrole e o otimismo. Mesmo
com controvérsias a personalidade é formada por pais, colegas, genes ou alguma
combinação factores.
O FACTOR DO
DESENVOLVIMENTO
Freud acreditava que a personalidade era
estabelecida até por volta dos cinco anos de idade e que depois seria muito
difícil mudá-la. Os grandes teóricos da personalidade como Cattel, Allport,
Erikson e Murray aceitam que os primeiros anos de vida são cruciais para o
desenvolvimento da personalidade, mas não é determinante e, portanto pode ser
modificado. E teóricos como Jung, Maslow, Cattel e Erikson observaram que a
meia-idade era um período de importantes mudanças na personalidade. Se fossemos
responder a pergunta: A personalidade muda? Poderíamos dizer que sim, pois
algumas características permanecem estáveis enquanto outras permanecem mudando
com o passar do tempo. Alguns teóricos que defendem a influência de fatores genéticos
sugerem que as mudanças ocorrem independentes do ambiente. Por outro lado outro
grupo teórico acredita que mudamos em função do ambiente e a necessidade de
adaptação ao meio social. Um teórico contemporâneo dividiu as mudanças na personalidade
na vida adulta em três níveis: Traços de
disposição: São características que permanecem estáveis ou imutáveis a
partir dos 30 anos. Preocupações
pessoais: São os sentimentos, planos e objetivos conscientes que mudam
frequentemente durante a vida.
CONCLUSÃO
Depois da pesquisa feita cheguei a conclusão de que
o ser humano é diversificado de vários factores, sendo assim as suas influências
determinam a personalidade humana. Contudo é de dizer que a pesquisa feita teve
ênfases na obtenção de mais conhecimentos sobre a personalidade e os factores
que o influenciam. Assim é de reconhecer a forma de como o nosso professor nos
ordenou a fazer este trabalho de pesquisa de que é um dos métodos muito útil no
sentido de ensino e aprendizagem do aluno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A
personalidade. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade. Acessado
aos 23 de Julho de 2015.
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