PEDAGOGIA TRADICIONAL
INTRODUÇÃO
A pedagogia tradicional teve seu inicio no século
XIX, passou com grande força para o século XX e ainda perduram raízes dela pelo
século XXI. Reconhecida como tendência liberal, esta chegou como pioneira e sem
muitas mudanças ela fora sempre muito bruta, pois faltaram modificações
drásticas, já que esta foi substituída pelo paradigma posterior tempos mais
tarde.
A pedagogia tradicional deixou muitas marcas em
função de ser a primeira a ser aplicada, contudo sua queda era questão de tempo
á que não fora analisada com o contexto psicológico, visto que esta ciência
surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características dessa pedagogia
porque ela fora implantada e de certa forma foi muito efetiva no seu ideal.
CONCEITUAÇÃO
A Pedagogia Tradicional é uma das concepções
contemporânea de educação, e por se tratar de uma das mais aplicadas concepção
de educação ate os dias de hoje, esta foi escolhida para tratarmos um pouco a
respeito dela. A Pedagogia Tradicional é conhecida por não possibilitar uma
maior interação entre o professor e o aluno, por isso ela é tão criticada, pois
não permite que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é
tratado passivamente como mero ouvinte, que precisa apenas decorar o conteúdo.
Segundo NOT (1988), tradicional é uma palavra latina
que significa passar, entregar, transmitir para outros, os valores e os
costumes. Aplicada a educação tem três (3) conceitos, o processo que é a
transmissão do conhecimento, a origem que é a o recurso a métodos que são
antigos, e o conteúdo que é a utilização da obra do património cultural da sua
tradição.
OBJECTIVOS
A presente pesquisa tem como objectivo compreender o
conceito de pedagogia tradicional e dar
a conhecer a nossa turma e aos demais colegas.
HISTORIAL
No inicio do século IX surgem os
sistemas nacionais de ensino e se embasavam no que dizia que a educação é
direito de todos e dever do estado, nisto a educação é visada diretamente no
orientador e com sabe em fazer os indivíduos venceram a barreira da ignorância,
ou seja, a questão era fazer com os esses indivíduos pensassem por si só, como
diz Saviani, “o objetivo é transformar os súditos em cidadãos”, fazer com eles
se libertem dessas grilhetas através do esclarecimento e do esforço próprio,
fato este que só poderia ser feito pela escola já que alienação era muito
grande em vários sentidos.
Então o papel da escola tradicional é justamente
fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que
repassa a eles todo o conhecimento obtido pela humanidade, de uma forma
extremamente mecânica, fria e crua, e de uma forma generalizadora na qual as
particularidades são eram respeitadas, alunos sempre seriam alunos independente
das especificidades, e o professor seria o dono do saber e do conhecimento,
deixando assim vigente a posição do professor como sujeito ativo, e o aluno
como sujeito passivo, sujeito este que deveria apenas receber o conhecimento e
por si só desenvolver suas características sociais, políticas e humanas em
geral de uma forma que os menos capazes ficariam para trás nessa escala de
desenvolvimento.
“O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo
para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem
lutar para superar as dificuldades e conquistar um lugar junto aos mais capazes.
Caso não consigam, devem procurar um ensina mais profissionalizante.” (GÔNGORA.
1985, p. 23).
Com isso podemos notar que a educação vinha direta
de um professor que não se preocupava com aluno e sim com o conhecimento
repassado, os alunos menos capazes, deveriam procurar um curso que seria mais
profissionalizante, ou seja, um curso de puro ensino sem desenvolvimento
humano. Vemos então que o professor é o centro do processo educativo e sendo o
responsável pela transmissão dos conteúdos ele deve ser muito bem preparado e
desta forma é visto como um “Mestre todo poderoso”, o doutor de toda a
sapiência e incontestável.
A questão entre a dicotomia da educação atual e a
tradicional não é de atraso e progresso, pois a educação de hoje em dia passa
por problemas sérios, isso se da por uma falta de analise histórica nas
correntes pedagógicas bem como a tradicional, já que é uma das primeiras, é
necessário ser feito um comparativo e saber aproveitar cada fator necessário,
cada corrente teve seus fatores positivos e negativos, tanto que a corrente que
vinha a substituir a outra era fundamentada principalmente na falha da
anterior, as pedagogias apareciam em contrapartida a de antes, com o objetivo
de “tapar o buraco” que esta deixava, e assim sucessivamente até que se
entraria num circulo vicioso, sempre haveriam defeitos e sempre uma viria a
cobrir certa falha e apresentar outra, então a questão seria uma analise nas
pedagogias e uma contextualização que abrangesse os fatores sociais em geral,
principalmente políticos, econômicos e culturais, já que esses são a base de
toda uma sociedade.
CARACTERISTICAS
·
Um caracter própria e forma de
ensinar, elaborado pela população;
·
A instrução é para todos e não
tem nenhuma discipina ou um caracter de disciplinas;
·
É dada em todos os lugares como
na família e no contesto público;
·
Não tem horiários ou dias
específicos;
·
A responsabilidade dos papeis
sexuais futuros é de toda comunidade;
·
É funcional na relação do
indivíduo e a sua comunidade;
·
É feita por via da experiência
dos adultos aos mais novos;
·
Tem uma interação com indivíduo
na cultura e no grupo;
·
É um processo em constante
movimento que começa da infânica até a
velhice.
APICABILIDADE A REALIDADE
ANGOLANA
Está
claro que primeiro é na família e posteriormente na escola onde se adquirem,
desenvolvem e se fortalecem os vínculos sociais, entendidos fundamentais para o
processo de emancipação, de autonomia, promoção de direitos de cidadania, bem
como na formação da personalidade do sujeito.
É de realçar que o aprimoramento e fortalecimento
deste vínculo tornam-se de suma importância para o aperfeiçoamento das
políticas iniciais da educação e no desenvolvimento da cidadania, que por sua
vez, desempenha um valioso papel no processo de transformação dos indivíduos e
da sociedade no geral.
Para a realidade angolana e de acordo com a
legislação em vigor, a família configura o núcleo da sociedade. Isto quer dizer
que a família constitui o ponto de partida e chegada de toda a sociedade. Ela
pode ser tomada como sendo o sustentáculo da sociedade porque sem a procriação
que se efectua no seio familiar, não se pode construir uma sociedade.
Outros valores assumidos como morais, culturais,
resumidos no amor ao trabalho, o respeito ao próximo, o amor à Pátria, têm o
seu início formativo no seio da família, sendo esta, responsável pela sua
educação, desenvolvimento e consolidação.
Não podemos negar que a pedagogia tradicional esta
sempre presente na prática pedagógica angolana, tendo em conta os ensinamentos
sobre os constumes, a cultura, e os habitos de uma determinada província ou
localidade, sem esquecendo que a família é a primeira fazedora deste acto.
Segundo SAVIANI (1991), afirma que o método é o mais
utilizado tanto nas escolas de contesto público como nas escolas de constesto privado
ou particular. E o mais utilizado mesmo nas escolas mais acentuadas do mundo,
como as Inglesas e Suícas, é o método mais desejado pelas sociedades, e assim
podemos dizer que não deixa de ser aplicada na nossa realidade.
CONCLUSÃO
A Pedagogia Tradicional é de facto muito discutida,
por ela ser adotada ate hoje em dia nas escolas e também por ser polemica, já
que ela assume um papel bem definido onde o professor é autoridade máxima,
responsável em ter conhecimento e de transmitir este conhecimentos aos alunos
que devem assumir um papel apenas de escutar e memorizar, e onde não há nenhuma
participação no sentido aluno-professor.
Há também aqueles que dizem que a Pedagogia
Tradicional se fosse realmente aplicada em sua essência sem distorções, ainda é
a melhor forma de ação, e realmente se esta concepção fosse aplicada de forma
correta onde os conteúdos fossem aplicados conforme o aprendizado do aluno
seria sim uma ferramenta de suma importância, por isso estudaremos o que
realmente é a Pedagogia Tradicional.
Mesmo com a pedagogia tradicional tendo varias
falhas e defeitos, não há como não dizer que não há pontos positivos nela, fato
este que faz com que perdure até hoje algumas marcas dessa educação.
PERCURSORES DA PEDAGOGIA
TRADICIONAL
GENTIL,
Pablo; Pedagogia da Exclusão. Criticas a Educação. Petrópolis, Vozes, 1999.
LIBÂNEO,
José C.; Democratização da Escola Publica a Pedagogia Crítico Social dos
Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.
SAVIANI
(1991).
(GÔNGORA.
1985, p. 23).
NOT
(1988).
Pedagogia Tradicional foi a única que funcionou.
ResponderEliminardiscordo, dizer que foi a única nesse sentido é muito radical, mas se você entende assim eu também gostaria de entender seu ponto de vista, tente me convencer
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarTô aqui do Brasil estudando as pedagogias! Mesmo sendo de 2017, agradeço pelo conteúdo! Abraços a todos.
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